É incrível que, apesar de todo o assédio, o Brighton tenha conseguido renovar com Caicedo até 2027
O jogador recebeu propostas de Arsenal e Chelsea, chegou a pedir publicamente para ser negociado e foi afastado do elenco das Gaivotas - e ainda assim, um mês depois, estendeu seu vínculo
Moisés Caicedo chegou a ser afastado do elenco do Brighton na última semana da janela de transferências de janeiro. O interesse de Arsenal e Chelsea o levou a publicar um comunicado nas redes sociais pedindo para ser negociado. O clube bateu o pé, insistiu que não o venderia e resistiu, mas havia uma grande sensação de por enquanto. De que o assédio ao seu principal jogador seria renovado no próximo mercado. Ainda pode ser, mas é uma grande demonstração da força do projeto das Gaivotas que o equatoriano de 21 anos tenha aceitado renovar contrato até 2027.
Contratos podem sempre ser quebrados a qualquer momento. Philippe Coutinho forçou sua saída do Liverpool seis meses depois de assinar um novo. Mas, se Caicedo fizesse tanta questão de sair de qualquer maneira ao fim da temporada, não teria motivo para reforçar a posição do Brighton com um novo vínculo que termina apenas em 2027, ainda mais concedendo a opção de estendê-lo por mais um ano, a critério do clube.
“São notícias fantásticas. Para o clube, para os torcedores e, mais importante, para Moisés. Nos deixará mais fortes para continuarmos buscando nossos objetivos em campo”, disse o técnico italiano Roberto de Zerbi.
A renovação significa que um dos melhores jogadores da Premier League, certamente entre os empregados por clubes menores, acredita que o Brighton pode continuar evoluindo.
Subiu em 2016/17 e apenas sobreviveu em sua primeira temporada na elite desde 1983. A diretoria decidiu mudar a direção estilística da equipe, do futebol mais rústico de Chris Hughton a uma abordagem mais moderna. Trouxe Graham Potter, que havia impressionado com o Östersunds, da Suécia e com o Swansea, na segunda divisão, para implementá-la.
A nova forma de jogar foi vista imediatamente, mas demorou para dar resultados além dos dribles ao rebaixamento. Isso aconteceu na última temporada, quando o Brighton ficou em nono lugar. O sucesso levou Potter a ser contratado pelo Chelsea, e uma grande evidência do quanto as fundações são sólidas no Amex Stadium é que De Zerbi deu sequência ao trabalho.
Está atualmente em oitavo lugar, com 22 jogos. É o clube com menos rodadas disputadas na Premier League. Pode pular até duas posições quando cumprir as partidas atrasadas. Caicedo disputou 21 dessas partidas, sempre importante com a sua qualidade com a bola, força física e capacidade de percorrer o gramado inteiro.
Além do que o Brighton já conquistou, a excelência do seu projeto entregou um elenco que pode continuar crescendo. Caicedo ainda é muito jovem e tem a companhia de outros talentos com potencial, como Alexis Mac Allister, Jakub Moder e Kaoru Mitoma.
O Arsenal contratou Jorginho, e o Chelsea buscou Enzo Fernándes. São negócios que talvez diminuam o interesse de ambos por Caicedo. Mas sua qualidade é tão grande que não seria difícil encontrar candidatos a levá-lo. Talvez eles apareçam no verão europeu com dinheiro suficiente para fazer o Brighton ceder, mas a renovação o deixou com mais poder de barganha e dificulta esse cenário.
O futuro do Brighton é promissor e, até segunda ordem, Caicedo pertence a ele.