InglaterraPremier League

Diretor do Football Manager pede desculpas a Kane por atributos ruins em versões anteriores do jogo

Um dos grandes trunfos para Football Manager ser um dos mais viciantes e realistas jogos do mundo é a sua alta capacidade de observação de jogadores e do seu potencial. O jogo traz não só atributos técnicos de cada jogador, mas também mentais, tornando ainda mais próximo do futebol de verdade. Mesmo assim, acontecem erros de avaliação. E um deles foi com Harry Kane, atacante do Tottenham, que se tornou a grande estrela do time e uma esperança para a seleção inglesa, que contou acompanhar seus atributos no jogo. E ele não é o único.

LEIA TAMBÉM:
– Brasileiros jogam mais Football Manager que a média mundial e preferem times locais
– Personalizações e inteligência artificial: confira as novidades do Football Manager 2016

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mirror, Miles Jacobson contou como o jogo consegue ter atributos tão específicos bem observados, em uma rede de olheiros que começou desde a primeira versão do então Championship Manager. Contou também que muitos jogadores reclamam dos seus atributos no jogo. Em determinado momento, o jornal pergunta: “Os jogadores dão a sua opinião sobre seus perfis no FM?”. Miles responde: “Eu acho que todos eles dão”. E aí a conversa fica interessante. Alguns casos são bastante curiosos.

“Nós não mudamos os atributos dos jogadores porque eles nos pedem, a não ser que realmente nos provem que estamos errados. Nós tivemos incidentes de jogadores apostando corrida com outro jogador no treinamento e gravando para nos mostrar que era mais rápido que seu colega de time”, conta Miles.

“Nós tivemos uma situação no ano passado que um jogador conseguiu chegar ao time principal na vida real, mas não conseguia fazer isso no jogo, e esse era um problema dos dados, então alteramos isso para corrigir antes que o jogo saísse”, continuou. “Se alguém virar e dizer que eles são bons o bastante para chegar ao time principal, nós iremos perguntar ao pesquisador e se ele disser que ele não é bom o suficiente, então ele continuará nos reservas”, explicou o diretor do FM.

O jornal então pergunta se há algum jogador para quem ele tivesse pedido desculpas. “Harry Kane. Nós sempre o tivemos bem retratado no jogo, mas eu pessoalmente pedi desculpas a ele, porque por um longo período ele estava por empréstimo em outros clubes e nós não pensamos que ele iria chegar aos níveis que chegou”, afirmou Miles.

“Eu encontrei com ele no London Football Awards e ele é conhecido por jogar muitos jogos de computador e eu disse ‘Nós erramos em 0,5% dos jogadores e você foi um dos que erramos’, e ele disse me disse que uma das razões que ele estava se esforçando tanto era para garantir que suas estatísticas estariam melhores no jogo”, revelou o diretor.

“Ele foi uma revelação para a maioria das pessoas e foi apenas teve uma explosão tardia. Provavelmente se adequou melhor a jogar na Premier League do que na Championship, o que é raro e normalmente acontece o contrário”, declarou.

A entrevista ainda conta como o jogo é usado por profissionais do futebol como uma das referências para analisar ou começar a acompanhar um jogador. Mesmo assim, sempre é possível que algo como o caso de Kane aconteça. Em um jogo que tem uma base de dados de mais de 250 mil jogadores ativos e 650 mil pessoas, entre jogadores, dirigentes e comissões técnicas, é bastante impressionante o nível de acerto do jogo.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo