Descanso? Vlaar prefere mesmo ajudar crianças na Índia durante as férias

Vlaar teve uma temporada difícil. Depois de se destacar na Copa do Mundo na defesa da Holanda, o zagueiro viveu a expectativa de uma transferência para um grande clube europeu ou pelo menos de sua melhor temporada na carreira, mas a situação da qual se viu diante foi mesmo de uma série de lesões, que o tiraram de boa parte dos jogos do Aston Villa. Para espairecer e se preparar para a próxima campanha, o holandês não escolheu nenhuma praia paradisíaca ou outro destino turístico. Foi descansar através do trabalho, mais especificamente voluntário, com crianças na Índia.
VEJA TAMBÉM: Nesta propaganda, os ingleses vivem o delírio de ganhar todos os campeonatos que disputam
Vlaar passou parte das férias trabalhando com a Fundação Yojana, uma instituição de caridade holandesa que opera em regiões remotas de Bangalore, auxiliando crianças vítimas de trabalho infantil e meninas que são impedidas de estudar. Mais do que simplesmente contribuir financeiramente com a causa, o jogador decidiu que seria uma boa ideia deixar seus problemas para trás focando em melhorar na prática a vida de outras pessoas.
“Focar nos problemas dessas crianças é algo por uma boa causa e me ajuda a tirar a cabeça de meus próprios problemas. A Yojana luta contra o trabalho e a exploração infantis na Índia. Sou embaixador deles há mais de dez anos. Visitei todos os tipos de projetos e me conectei com as crianças. Eu precisava mesmo sair. Meu corpo estava completamente exausto. Meu desejo de jogar o tempo todo é muito grande. Achei que tive uma porção mais do que necessária de lesão na temporada passada, então decidi me focar em coisas completamente diferentes e pulei no avião para a Índia”, explicou, em declarações publicadas pelo jornal Mirror.
Segundo Vlaar, o contato com a Fundação Yojana partiu da própria instituição, que o procurou e enviou uma série de materiais que explicavam o trabalho feito por eles. Interessado pelo que leu, o zagueiro decidiu ajudar, e a maneira como fala sobre o projeto revela uma verdadeira ligação com o programa. “Todos na Fundação trabalham de graça. Não mandamos apenas dinheiro para que construam uma escola. Vamos à Índia e encontramos pessoas que realmente lidam com o coração dos problemas. Não é o método mais fácil, mas funciona. É fantástico que eu possa ajudar tantas crianças. Em muitos locais, as crianças não precisam mais trabalhar o dia todo. Conseguimos convencer seus pais de que crianças devem ir para a escola. A educação é mais importante do que o trabalho para uma criança”, comentou.
Além de não limitar sua atuação na instituição apenas ao empréstimo de sua imagem, à doação de fundos ou a uma visita presencial ao projeto, Vlaar demonstra bastante consciência ao comentar o quão longe sua missão está de ser concluída. Para ele, tirar essas crianças do trabalho é apenas o primeiro passo. “O próximo é melhorar a educação delas. Vou a uma vila e vejo que as crianças estão apenas repetindo tudo o que o professor lhes diz. Falamos para eles que as crianças precisam aprender a pensar”, revelou o atleta.
Agora de cabeça mais leve e com um senso de orgulho pelo que fez com parte das suas férias, Vlaar pode pensar mais tranquilamente em seu futuro profissional. O contrato do zagueiro com o Aston Villa termina nesta quarta-feira, e já há uma série de clubes interessados em sua contratação, como o Manchester United, em que o beque se reencontraria com Van Gaal, que o treinou na última Copa do Mundo. O clube que conseguir contratá-lo estará levando não apenas um ótimo zagueiro, mas também um grande exemplo. Dois ótimos motivos para se ter alguém em seu elenco.



