Inglaterra

De Zerbi deixa o comando do Brighton e vira prioridade em gigante europeu

Último jogo do técnico italiano à frente do Brighton será neste domingo, contra o Manchester United

Roberto De Zerbi não fica no Brighton para próxima temporada. Tido por muitos como um dos técnicos mais promissores na atualidade, o italiano de 44 anos, em comum acordo com a diretoria, decidiu interromper seu trabalho à frente dos Seagulls. De Zerbi se despede do comando da equipe neste domingo (19), após o jogo contra o Manchester United, pela 38ª rodada da Premier League.

“Brighton confirmou que o técnico Roberto De Zerbi deixará o clube após a última partida da temporada da Premier League contra o Manchester United”, informou o Brighton nas redes sociais.

De Zerbi não deve demorar muito a conseguir outro emprego. O agora ex-Brighton, ao que tudo indica, se tornará o favorito para assumir o Bayern de Munique. Thomas Tuchel está de saída, e os bávaros vem suando na busca por um novo comandante.

Posicionamento do presidente do Brighton

Em entrevista ao site oficial do Brighton, Tony Bloom, presidente do clube, revelou que saída de Roberto De Zerbi se deu em comum acordo. O técnico italiano e a diretoria dos Seagulls optaram por seguir caminhos distintos na próxima temporada e, por isso, assinaram a rescisão de contrato — o vínculo do treinador iria até junho de 2026.

— Roberto (De Zerbi) nos proporcionou duas excelentes temporadas de serviço nas quais levou o clube a novos patamares, principalmente a nossa primeira campanha europeia, que viverá por muito tempo na memória dos torcedores do Albion. Nós concordamos mutuamente em rescindir o contrato de Roberto em um momento que seja conveniente para ambas as partes, permitindo-nos a primeira oportunidade para planejar a próxima temporada, e Roberto com bastante tempo para considerar seu próximo passo e seu futuro — disse o mandatário.

Tony Bloom fez questão de agradecer De Zerbi e comissão técnica pelos serviços prestados. O presidente ainda projetou grande festa de despedida para o italiano neste domingo (19), quando o Brighton enfrenta o Manchester United, no Amex Stadium.

— Tenho certeza de que nossos torcedores darão a Roberto e sua equipe uma despedida maravilhosa e totalmente merecida no Amex antes, durante e depois da partida de amanhã. Enquanto isso, gostaria de agradecer ao Roberto e sua equipe por todo o trabalho árduo nas últimas duas temporadas. Todos deixam o nosso clube em boas condições e com os nossos melhores votos para o futuro.

O que De Zerbi disse sobre sua saída do Brighton?

Roberto De Zerbi revelou estar triste com sua saída do Brighton, porém orgulhoso do que construiu no clube. O jovem treinador exaltou as duas temporadas em que dirigiu a equipe e justificou a decisão de deixar o comando técnico dos Seagulls.

— Estou muito triste por deixar Brighton, mas estou muito orgulhoso do que meus jogadores e equipe conseguiram com o apoio de todos no clube e de nossos incríveis torcedores nas últimas duas temporadas históricas. Concordamos em encerrar meu período em Brighton para que o clube e eu possamos continuar a trabalhar da maneira que melhor convém a cada um de nós, seguindo nossas próprias ideias e visões, bem como nosso trabalho e valores humanos — afirmou De Zerbi antes de completar:

— Eu realmente gostei dos dois anos intensos e desafiadores trabalhando na Premier League, principalmente competindo em quatro competições importantes nesta temporada. Partir agora me dá tempo para fazer uma pausa antes de decidir sobre meus planos futuros.

O que explica a saída de Roberto De Zerbi?

Após conduzir o Brighton à sexta colocação da Premier League, garantindo vaga na Liga Europa em 2022/23, o trabalho de Roberto De Zerbi sofreu queda vertiginosa na atual temporada. Apesar de muito prestigiado e querido no clube, o italiano vinha sofrendo pressão por parte da torcida. O motivo de tal insatisfação? Desempenho abaixo do esperado e resultado negativos subsequentes.

Nas últimas nove partidas, o Brighton amargou cinco derrotas e obteve apenas uma vitória. Eliminado precocemente das copas nacionais e da Liga Europa, o clube ocupa apenas a 10ª colocação da Premier League, e não tem mais chances de classificação para competições internacionais.

Roberto De Zerbi pelo Brighton (setembro de 2022 – maio de 2024)

  • 88 jogos
  • 38 vitórias
  • 20 empates
  • 30 derrotas
  • 161 gols feitos
  • 137 gols sofridos
  • Sexto lugar na Premier League 2022/23 e classificação inédita à Europa League

Para onde irá De Zerbi?

Munique ou Manchester: o futuro de Roberto De Zerbi não deve fugir disso. O Bayern está atento ao mercado de técnicos, já que Thomas Tuchel não permanecerá. Após acumular negativas de Xabi Alonso, Unai Emery e Ralf Rangnick, a diretoria bávara deve intensificar conversas com o italiano nos próximos dias.

Segundo a imprensa britânica, De Zerbi também está em pauta no Manchester United. Diferente de Tuchel, Erik ten Hag ainda tem futuro incerto nos Red Devils. Mas do que depender da vontade dos torcedores, o holandês está com os dias contados.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo