Inglaterra

Cristiano Ronaldo é eleito o melhor do mundo

A Fifa confirmou as expectativas e anunciou Cristiano Ronaldo como vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo em 2008, nesta segunda-feira, durante cerimônia em Zurique. Aos 23 anos, o português do Manchester United completa uma trinca de troféus individuais, após receber a Bola de Ouro da revista France Football e o prêmio da associação internacional de jogadores profissionais (Fifpro).

A premiação foi definida pelos votos dos capitães e técnicos de 155 seleções filiadas à Fifa. Cada votante escolhe três jogadores, dando cinco pontos ao primeiro, três ao segundo e um ponto ao terceiro.

Cristiano Ronaldo somou 935 pontos, superando o argentino Lionel Messi, do Barcelona, segundo colocado com 678, e o espanhol Fernando Torres, do Liverpool, que ficou com 203. Kaká, vencedor de 2007, acabou em quarto lugar, com 183 pontos, à frente de Xavi, do Barcelona, com 155.

Ronaldo ainda entra para a história como o primeiro jogador a receber o reconhecimento da Fifa atuando no futebol inglês. Desde a criação do prêmio, em 1991, apenas jogadores de clubes italianos e espanhóis haviam vencido. Ronaldo se torna ainda o segundo português premiado, sucedendo Luís Figo, que recebeu o troféu em 2001.

Em 2008, o ex-jogador do Sporting acumulou conquistas. Ele ajudou o Manchester United a conquistar o Campeonato Inglês e a Liga dos Campeões, marcando um total de 42 gols em partidas oficiais na temporada 2007/08. Em dezembro, ainda se sagrou campeão do Mundial de Clubes da Fifa, no Japão. Pela seleção portuguesa, não repetiu o bom desempenho, caindo nas quartas-de-final da Eurocopa contra a Alemanha. Após o torneio, ele passou por uma cirurgia no tornozelo e ficou três meses parado.

Durante a pré-temporada, Cristiano Ronaldo manifestou publicamente seu desejo de se transferir para o Real Madrid, mas o United se recusou a ouvir qualquer proposta e determinou que ele cumprisse seu contrato.

A Fifa ainda entregou às federações de Armênia e Turquia o prêmio Fair Play de 2008, por causa do jogo entre as duas seleções pelas eliminatórias da Copa do Mundo, em setembro. Apesar de os países não manterem relações diplomáticas, os chefes de estado assistiram juntos à partida em Yerevan.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo