Inglaterra

Chelsea faz movimento aleatório no mercado e acerta mais uma contratação

Apesar de desconhecido, novo reforço é visto como o lateral invertido ideal para o esquema de Enzo Maresca

O Chelsea segue ativo no mercado do verão europeu e está perto de anunciar sua quinta contratação para temporada 2024/25. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, os Blues alcançaram um acordo pela transferência do jovem Renato Veiga, do Basel.

Com a chegada da promessa portuguesa, o Chelsea reforça ainda mais seu perfil de contratações. Desde que foi comprado pelo empresário norte-americano Todd Boehly, o clube londrino passou a mirar em jogadores mais novos e com alto potencial de crescimento.

Romano relata que Renato Veiga será comprado por um valor entre 14 e 15 milhões de euros (R$ 82,9 milhões a R$ 88,8 milhões na cotação atual).

Nos próximos dias, o jogador de 20 anos realizará exames médicos em Londres. O contrato, como de praxe na gestão Boehly, será de longo prazo: até 2032.

Quem é Renato Veiga?

Revelado nas categorias de base do Sporting, Renato Veiga foi emprestado ao Augsburg na temporada 2022/23. Ele fez sua estreia na Bundesliga no dia 11 de fevereiro de 2023, na derrota por 3 a 1 contra o Mainz 05.

Em 2023/24, o jovem português acabou vendido pelo Sporting ao Basel, num negócio que movimentou 4,6 milhões de euros — representando a maior venda de um jogador que nunca jogou na equipe principal dos Leões.

No Basel desde agosto de 2023, Renato foi titular em 22 dos 23 jogos que entrou em campo no Campeonato Suíço. O camisa 40 marcou dois gols e concedeu uma assistência.

Seu bom desempenho no futebol alemão e suíço lhe rendeu convocações para seleção portuguesa de base. Ele anotou dois gols em 19 jogos do sub-19, 20 e 21 lusitano.

Números de Renato Veiga no Campeonato Suíço 2023/24

  • 23 jogos (22 como titular)
  • 2 gols
  • 1 assistência
  • 4 grandes chances criadas (2º do Basel)
  • 84% de passes certos (1º do Basel)
  • 5 bolas longas certas (1º do Basel)

*Dados retirados do portal Sofascore

Veiga é um jogador versátil e multifacetado. No Basel, chegou a atuar na lateral-esquerda, miolo de zaga e meio-campo. A ideia de Enzo Maresca, novo técnico do Chelsea, é utilizá-lo como um lateral invertido.

O italiano planeja implementar mudanças drásticas no time e enxerga o português como peça importante no seu quebra-cabeça.

Renato Veiga em ação pela seleção portuguesa sub-21
Renato Veiga em ação pela seleção portuguesa sub-21 (Foto: Icon Sport)

Todas as contratações do Chelsea até o momento

O Chelsea é um dos clubes da Premier League que mais se movimentou até o momento na janela de transferências. Renato Veiga será a quinta contratação dos Blues, que prometem não parar por aí.

A equipe londrina ainda busca mais peças para reforçar o elenco. A chegada de um centroavante está entre as prioridades da diretoria.

  • Tosin Adarabioyo (Fulham)
  • Marc Guiu (Barcelona)
  • Omari Kellyman (Aston Villa)
  • Kiernan Dewsbury-Hall (Leicester)
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo