Craque do Chelsea pode ser punido por uso de substância que suspendeu Sharapova
Segundo portal "The Sun", jogador aguarda por resultado de contraprova de exame que constatou meldonium em seu sangue
Mykhailo Mudryk do Chelsea pode ser suspenso do futebol após um exame de sangue feito em outubro constatar meldonium em seu organismo. As informações são do portal “The Sun”.
O jogador aguarda por uma contraprova do exame feito anteriormente e afirmou em suas redes sociais que nunca utilizou a substância proibida.
— Isso foi um choque completo, pois nunca usei conscientemente nenhuma substância proibida ou quebrei nenhuma regra. Estou trabalhando em estreita colaboração com minha equipe para investigar como isso poderia ter acontecido. Sei que não fiz nada de errado e continuo esperançoso de que estarei de volta ao campo em breve — disse o jogador em seu Instagram.
Lenda do tênis foi suspensa do esporte por uso da substância
Maria Sharapova, uma das maiores tenistas de todos os tempos, passou por uma situação complicada por conta do uso do meldonium.
A tenista foi suspensa por dois anos após testar positivo para o uso da substância, pouco tempo depois da droga ser terminantemente proibida.
Após apresentar recurso contra a decisão inicial, a pena da jogadora diminuiu para 15 meses. Sharapova revelou utilizar da substância há dez anos e não sabia que seu uso era proibido.
Os efeitos do meldonium no corpo
O uso da substância foi proibida pela Agência Mundial Antidoping em 2016. A droga é usada para melhorar o desempenho do indivíduo em atividades físicas.
Por meio dela, o corpo utiliza o oxigênio mais moderadamente, além de restaurar sua energia mais rapidamente. O meldonium é descrito como um modulador metabólico que modifica como alguns hormônios aceleram ou desaceleram para diferentes reações do corpo.
No caso dos atletas de alto rendimento, o uso da substância auxilia no processo de armazenamento de energia e faz com que os esportistas aumentem seu rendimento durante alguma partida.
Qual o tempo de punição de Mudryk caso seja condenado?
Existe uma diferença no tempo de punição a atletas que utilizam de drogas recreativas e substâncias que melhoram o desempenho do corpo.
No caso de um esportista pego utilizando drogas como cocaína, heroína, LSD ou maconha, a punição pode ser de seis a dois anos de suspensão.
O agravo pode ser maior caso um atleta seja pego com uma destas substâncias em seu sangue logo após uma partida. No caso das drogas que aumentam o condicionamento físico, a punição é bem mais severa.
A princípio, a proibição padrão da Agência Mundial Antidoping é de quatro anos. Tempo que Pogba pegou de suspensão por ter seu teste reprovado e em seguida reduzido para 18 meses após recurso.
A Football Association segue o código antidoping do Reino Unido, sob autoridade da Agência Mundial, e por isso, seguirá seus procedimentos.
Caso a contraprova do exame inicial de Mudryk conste a presença de meldonium em seu sangue, o jogador pode ser suspenso do esporte por quatro anos.
Caso apele para decisão, o ucraniano pode reduzir sua pena para 18 meses, assim como aconteceu com o meia francês.
“Mudryck está devastado”
De acordo com o jornalista inglês Ben Jacobs, Mudryck ainda aguarda o resultado da contraprova, mas já há uma uma suspensão provisória em vigor. Ele pontua também que o teste que apontou o doping foi feito enquanto o jogador se apresentava na seleção da Ucrânia, não enquanto atuava pelo Chelsea.
O clube informou o elenco e Maresca sobre a situação na manhã desta terça e estão fazendo de tudo para apoiar o atleta.
— Mudryk está devastado e determinado a limpar seu nome. A punição máxima é uma suspensão de quatro anos. Paul Pogba recebeu essa punição originalmente antes de ser reduzida para 18 meses. Maria Sharapova teve uma suspensão de dois anos após testar positivo para meldonium e foi reduzida para 15 meses — relatou o repórter.