Inglaterra

Chelsea conquista primeiro troféu da temporada

O Chelsea levou a melhor nos pênaltis sobre o Manchester United e conquistou a Community Shield, a supercopa inglesa, disputada no estádio de Wembley. Após empate por 2 a 2 no tempo normal, o time de Carlo Ancelotti venceu por 4 a 1, nas penalidades. O goleiro Petr Cech defendeu as cobranças de Ryan Giggs e Patrice Evra.

Nos 90 minutos, o time de Carlo Ancelotti saiu atrás no placar com gol de Nani, virou com Ricardo Carvalho e Frank Lampard, mas cedeu a igualdade nos acréscimos com Wayne Rooney.

Para os Blues, é a quarta vitória no tradicional confronto entre os vencedores do Campeonato Inglês e da Copa da Inglaterra. O time havia conquistado o troféu em 1955, 2000 e 2005, e perdido em outras quatro ocasiões: 1970, 1997, 2006 e 2007.

O jogo

O Chelsea teve a primeira oportunidade clara da partida, logo aos 5 minutos. Após escanteio cobrado por Lampard da esquerda e um desvio de Didier Drogba, o sérvio Branislav Ivanovic cabeceou e a bola foi salva em cima da linha por Patrice Evra, que desviou para o travessão.

Quem abriu o placar, aos 10 minutos, foi o Manchester United. O português Nani, que herdou a posição de Cristiano Ronaldo, cortou da esquerda para o meio, superando a marcação de Ivanovic, e arriscou um disparo cruzado de longa distância no canto esquerdo. A bola parecia defensável, mas Cech não conseguiu alcançar.

O Chelsea levou alguns minutos para se encontrar em campo após o gol, mas cresceu antes do intervalo e, apesar de falhar nas finalizações, criou oportunidades.

Para o segundo tempo, os Blues voltaram com o lateral português Bosingwa no lugar de Ivanovic, que havia encontrado dificuldade em lidar com Nani.

O gol de empate saiu aos 7 minutos da etapa final. Florent Malouda levantou a bola da esquerda buscando Drogba na área e o goleiro Ben Foster cortou mal, deixando o gol aberto para Ricardo Carvalho marcar de cabeça.

Pouco depois, o United perdeu Nani, que lesionou o ombro em um choque com John Terry. O português deu lugar ao equatoriano Antonio Valencia, um dos reforços dos Red Devils para a temporada. Ancelotti também mexeu no Chelsea, com Michael Ballack substituindo John Obi Mikel.

Aos 25 minutos, o Chelsea chegou à virada. O lance começou no campo de defesa, quando Evra ficou caído em um choque aparentemente faltoso de Ballack. O árbitro Chris Foy deixou o lance prosseguir, e no contra-ataque Drogba fez bela jogada, deixando Lampard livre na entrada da área para marcar – com a cumplicidade de Foster, que rebateu para trás.

Alex Ferguson reagiu com quatro alterações: entraram Giggs, Michael Owen, Paul Scholes e Fábio da Silva nos lugares de Park Ji-Sung, Dimitar Berbatov, Darren Fletcher e John O'Shea. No Chelsea, saíram Malouda e Nicolas Anelka, dando espaço a Deco e Salomon Kalou.

Quando tudo indicava que o Manchester United não tinha forças para buscar o empate, ele veio. Aos 47 do segundo tempo, Rooney foi lançado por Giggs em posição duvidosa e tocou na saída de Cech para deixar tudo igual.

Na decisão por pênaltis, o Chelsea aproveitou suas quatro cobranças, enquanto Giggs e Evra esbarraram em Cech.

A temporada 2009/10 da Premier League tem início previsto para o próximo fim de semana.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo