Inglaterra

Ex-banqueiro irá assumir como CEO do Man Utd

O Manchester United terá um novo homem forte para comandar o futebol do clube a partir do dia 1º de julho. O clube anunciou que David Gill, que ocupa o cargo há dez anos, irá deixar o cargo. Gill foi escolhido vice-presidente da Football Association (FA) em outubro de 2012 e é candidato a entrar no Comitê Executivo da Uefa na reunião da entidade em maio deste ano. O vice-presidente executivo, Ed Woodward, ex-banqueiro, irá assumir as suas funções no clube.

“Foi o maior privilégio servir ao Manchester United por 16 anos maravilhosos – os últimos dez como CEO”, afirmou Gill ao site do Manchester United. “Eu trabalhei com o melhor técnico da história do esporte, no melhor clube do mundo do melhor esporte do mundo. Foi uma decisão muito difícil porque eu amo esse clube e, como as faixas dos torcedores dizem, é mais do que uma religião”, afirmou o dirigente.

“Eu estou aqui por mais de 26 anos e em 23 deles, meu chefe foi um dos dois homens: Martin Edwards, que me trouxe ao clube, e David Gill. Eu gostei de trabalhar com ambos”, afirmou o técnico Alex Ferguson. “David foi um CEO magnífico. É claro, nós tivemos milhões de discussões, mas eu sempre gostei delas porque eu sabia que David tinha duas grandes qualidades: ele é direito e ele sempre coloca o Manchester United em primeiro lugar”, continuou Ferguson.

“Ele deixar o cargo é uma grande perda para mim, mas o fato de que ele continuará na diretoria me encoraja a pensar que a razão da sua partida é de coração, que ele acredita que seja tempo do clube seguir em frente. Se eu pudesse encontrar uma forma de convencê-lo a ficar, eu adoraria fazer isso. Mas ele tomou a sua decisão e eu respeito isso”, explicou ainda Ferguson.

Woodward trabalhou no banco JP Morgan e trabalhou no processo de compra do Manchester United pela família Glazer, em 2005. Desde então, foi contratado para trabalhar na estratégia de crescimento do clube e em 2007, assumiu a responsabilidade das operações comerciais e de mídia e ajudou a expandir a marca Manchester United.

Aos 40 anos, Woodward será responsável por trabalhar diretamente com o técnico do time, Alex Ferguson, para as contratações do clube. Será o CEO, cargo que tem se popularizado no Brasil com a ascensão de Rodrigo Caetano, que faz a função no Fluminense, Paulo Pelaipe, no Flamengo, e Carlos Brunoro, no Palmeiras.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo