Inglaterra

Arsenal aproveita ‘acordo de cavalheiros’ por Gyökeres e chegada deve impactar todo elenco

Atacante sueco deve ser a segunda contratação dos Gunners na janela; acordo informal com o Sporting já estaria em vigor

O Arsenal está muito perto de anunciar sua segunda contratação para a temporada 2025/26. Segundo informações do jornal português “O Jogo”, o atacante Viktor Gyökeres, artilheiro e campeão com o Sporting, já está a caminho de Londres.

As conversas entre as partes vêm se intensificando desde abril, quando o agente do jogador, Hasan Cetinkaya, que tem bom relacionamento com o técnico Mikel Arteta, se encontrou com o diretor esportivo dos Gunners, Andrea Berta.

A expectativa é de que o clube inglês pague cerca de 59 milhões de libras (aproximadamente R$ 445 milhões) pela contratação, com cláusulas que podem elevar o valor. Ele seguiria Martín Zubimendi, que trocará a Real Sociedad pelos Gunners.

A ida de Gyökeres ao Arsenal

Ainda que os termos pessoais entre clube e jogador não estejam oficialmente fechados, há um “acordo de cavalheiros” entre Gyökeres e o Sporting que permite sua saída neste verão europeu. A diretoria do clube português, que na última temporada avaliava o jogador em 100 milhões de euros, já admite valores abaixo disso.

Viktor Gyökeres, do Sporting Foto: (Imago)
Viktor Gyökeres pelo Sporting (Foto: Imago)

A chegada do sueco atende a um desejo antigo de Arteta: um camisa 9 de presença, capaz de prender zagueiros, criar espaços e decidir jogos. O artilheiro brilhou em Portugal com uma passagem de números impressionantes: 96 gols em 101 jogos desde sua saída do Coventry City, em 2023.

Mas sua chegada inevitavelmente levanta uma questão delicada no elenco: onde entra Kai Havertz nessa equação? O alemão, mesmo criticado por parte da torcida, terminou a temporada em alta.

Adaptado como falso 9, o alemão foi peça-chave em grandes partidas do Arsenal, alternando entre o comando do ataque e um papel de meio-campista pela esquerda. A chegada de Martin Zubimendi, outro reforço encaminhado, adiciona mais uma camada de complexidade ao meio-campo.

O quebra-cabeça de Arteta: quem sai?

Com Gyökeres no elenco, Arteta terá que fazer escolhas:

  • Havertz pode ser recuado para o meio, formando um trio com Zubimendi e Odegaard, caso Declan Rice atue como primeiro volante;
  • Alternativamente, Martinelli pode perder espaço na ponta esquerda, com o sueco atuando mais aberto, uma função que também exerceu em Portugal
  • Em um cenário menos provável, formar uma dupla de ataque com Gyökeres e outro atacante, seja Havertz ou até mesmo Gabriel Jesus, que deve ser o mais afetado.

O sueco oferece potência, movimentação e presença na área, características que faltaram em momentos decisivos da campanha passada e nas últimas temporadas em que os Gunners ficaram no “quase”.

Foto de Guilherme Ramos

Guilherme RamosRedator

Jornalista pela UNESP. Escreveu um livro sobre tática no futebol e, na Trivela, escreve sobre futebol nacional, internacional e de seleções. Passagens por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e Premier League Brasil.
Botão Voltar ao topo