Inglaterra

Rice salva o Arsenal de críticas em jogo com Bruno Guimarães ‘à la Zidane’

Gunners garantem o vice-campeonato com vitória, que embola o Newcastle na briga pela vaga na Champions League

O Arsenal voltou a campo neste domingo (18) para receber, o Newcastle no Emirates Stadium, em partida válida pela 37ª rodada da Premier League. O confronto acabou em vitória dos Gunners por 1 a 0.

Entre os brasileiros disponíveis nos elencos, apenas dois começaram jogando: Gabriel Martinelli pelo lado dos mandantes, e Bruno Guimarães nos Magpies. Gabriel Jesus, Gabriel Magalhães e Joelinton, lesionados, ficaram de fora. Jorginho e Neto estiveram no banco.

Rice e Bruno Guimarães são destaques de Arsenal x Newcastle

O primeiro tempo foi difícil para ambos os lados, mas parecia ter leve vantagem para os Magpies. O Newcastle teve ao menos três chances perigosas dentro da área e viu o goleiro David Raya ter dificuldades para sair jogando.

Como resultado, o time visitante registrou 1,2 gol esperado (xG) somente na primeira etapa, em dez finalizações totais. E Bruno Guimarães foi um dos grandes destaques.

Rice comemora gol do Arsenal (Foto: Imago)
Rice comemora gol do Arsenal (Foto: Imago)

O brasileiro foi elogiado por torcedores neutros e até mesmo pelos gooners. Nas redes sociais, havia quem pedia o meio-campista no próprio Arsenal e o comparou a Martin Zubimendi, volante cotado para reforçar o time de Arteta.

— (O Arsenal) nunca consegue jogar contra o Newcastle. Todo jogo eles deixam o Bruno Guimarães parecer o Zidane — ironizou um torcedor.

Bruno liderou quase todas as estatísticas defensivas, ofensivas e de passes no primeiro tempo, mas acabou vendo o jogo virar para o lado mandante na segunda etapa.

Isso porque o gol de Declan Rice, aos 10 minutos do segundo tempo, deu ânimo aos Gunners. O volante marcou de fora da área seu nono gol na temporada. E o que era um jogo cheio de críticas pelo lado londrino, se tornou um alívio com a salvação do inglês.

— Declan Rice nos salvou de novo — brincou um torcedor do Arsenal.

O gol de Rice se tornou seu 16º até o momento em sua passagem pelos Gunners, em 102 jogos, o que ultrapassa o número de gols que marcou no West Ham (15 em 242 partidas).

O Arsenal encerra sua participação na Premier League de 2024/25 visitando o Southampton, já rebaixado, agora já com o vice-campeonato garantido. O jogo, assim como todos os outros da última rodada, será às 12h de Brasília.

Já o Newcastle recebe o Everton, que não briga por mais nada no campeonato, para se manter na zona de classificação para a próxima edição da Champions League.

Foto de Guilherme Ramos

Guilherme RamosRedator

Jornalista pela UNESP. Escreveu um livro sobre tática no futebol e, na Trivela, escreve sobre futebol nacional, internacional e de seleções. Passagens por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e Premier League Brasil.
Botão Voltar ao topo