Inglaterra

Dirigente brasileiro é cotado no Arsenal para substituir Edu Gaspar

Braço direito de Arteta rescindiu contrato com os Gunners para liderar projeto de Evangelos Marinakis, dono do Nottingham Forest

Edu Gaspar aceitou o desafio de gerenciar o projeto de Evangelos Marinakis, dono do Nottingham Forest, Olympiacos e Rio Ave. Com isso, o Arsenal procura por substitutos ao cargo de diretor esportivo, e tem outro brasileiro como candidato ao posto.

Responsável pela organização e crescimento do RB Bragantino no cenário nacional, e atual diretor-geral do Monaco, Thiago Scuro, é a bola da vez nos bastidores do Emirates Stadium.

Segundo informações do jornalista Gianluca Di Marzio, o ex-CEO do Massa Bruta entrou no radar do Arsenal para substituir Edu Gaspar. 

O ex-diretor esportivo dos Gunners deixou o clube oficialmente no último dia quatro de novembro. Edu foi o responsável por trás da mudança da filosofia de contratações do clube inglês nos últimos anos, o que possibilitou a equipe ser mais competitiva.

Por meio de sua gestão, o Arsenal trouxe nomes de potencial como Martin Odegaard, Declan Rice, os brasileiros Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli.

Candidato a cargo de Edu Gaspar no Arsenal tem prestígio no Monaco

Apesar do interesse do Arsenal em contar com Thiago Scuro para sua diretoria, a missão de tirar o brasileiro do Monaco não será fácil.

O ex-RB Bragantino ganhou um novo cargo no clube do Principado, saindo da direção de futebol e se tornando diretor-geral do clube francês.

O Monaco é o segundo colocado da Ligue 1 com 23 pontos, seis a menos do que o líder PSG. Scuro responde diretamente ao acionista majoritário do clube, o russo Dmitry Rybolovlev e é homem de confiança do empresário.

Novo candidato ao posto de Edu Gaspar no Arsenal aumentou nível competitivo do Mônaco
Novo candidato ao posto de Edu Gaspar no Arsenal aumentou nível competitivo do Mônaco. Foto: Imago

A performance no RB Bragantino possibilitou ao dirigente a chance de trabalhar em um clube de elite na Europa pela primeira vez em sua carreira.

Diferentemente do que foi em Bragança Paulista, Thiago trabalha para desenvolver jovens atletas, mas também encontrar jogadores experientes, já que os objetivos esportivos do Monaco são maiores.

Em entrevista ao UOL em setembro deste ano, Scuro detalhou um pouco sobre as diferenças de mentalidade dos clubes. O dirigente detalhou os desafios de seu cargo na montagem de uma equipe competitiva, e que seja equilibrada na questão de idade.

“Existe essa similaridade da aposta em jovens jogadores. Mas isso é algo que hoje em dia até os maiores clubes do mundo estão fazendo. O que foi desenvolvido e aplicado no Red Bull não necessariamente será aplicado no Monaco. O Monaco tem uma ambição de resultados esportivos que me obriga a ajustar essa política. Precisamos de mais equilíbrio.”, disse Thiago Scuro.

Thiago Scuro, diretor do Monaco (Foto: Icon sport)
Thiago Scuro, diretor do Monaco (Foto: Icon sport)

As similaridades entre Thiago Scuro e Edu Gaspar

Thiago Scuro e Edu Gaspar tem em comum o fato de seus trabalhos aumentarem a competitividade de seus respectivos clubes.

O Monaco foi o vice-campeão da Ligue 1 na última temporada, e tem como grande objetivo se classificar para a Champions League todos os anos.

A classificação para a fase de grupos da competição europeia é fundamental para a sustentabilidade financeira do projeto. Antes da chegada de Scuro, o clube francês passou alguns anos na metade inferior da tabela.

Embora a política de contratações seja um pouco diferente no Arsenal e no Monaco, o resultado é o mesmo: Scuro e Gaspar elevaram o nível competitivo das equipes, tanto nacionalmente, como internacionalmente.

Promover jovens jogadores e manter a filosofia que deu certo nos últimos anos é o caminho que o Arsenal quer seguir após a saída de Edu, e o diretor do Monaco tem o perfil para manter esta filosofia.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo