Após quase 20 anos no cargo (e quase 20 títulos), Bruce Buck deixa a presidência do Chelsea
O advogado assumirá um cargo de “conselheiro sênior”, e Todd Boehly é o favorito para sucedê-lo na presidência do Chelsea

Advogado que ajudou a intermediar a venda do Chelsea para Roman Abramovich em 2003, e presidente do clube desde então, Bruce Buck deixará o cargo no fim de junho, após quase 20 anos comandando os Blues e 18 títulos conquistados pelo time masculino, além de 12 pelo feminino.
Buck continuará no Chelsea como um “conselheiro sênior”, mas é a primeira grande mudança administrativa do consórcio comandado por Todd Boehly que, segundo o Guardian e a BBC, é o favorito para assumir a presidência. Ele é o rosto do grupo que comprou o clube londrino de Roman Abramovich, alvo de sanções britânicas e europeias pela sua relação com Vladimir Putin.
A imprensa inglesa acredita que a diretora Marina Granovskaia também pode estar de saída. Na gestão Abramovich, ela foi a executiva mais próxima do dia a dia do clube, responsável pela administração do elenco e pelas transferências, geralmente aparecendo em anúncios de reforços ao lado do jogador assinando contrato.
O site do Chelsea comemorou o aumento “significativo de receitas”, as instalações de treinamento de “primeira linha” em Cobham e uma das “melhores categorias de base do futebol” que foram estabelecidos sob a administração de Buck. Além dos títulos.
“Estou orgulhoso por ter ajudado o Chelsea a ter grande sucesso em campo e a causar um impacto positivo na comunidade”, afirmou o norte-americano Buck, 76 anos. “Agora é o momento certo de sair e deixar que os novos donos ampliem os fortes pilares que colocamos. Eles têm uma visão convincente para o futuro do Chelsea e estou ansioso para ajudá-los a atingi-la em um novo papel, ao lado de nossos incríveis funcionários, jogadores, técnicos e torcedores”.
Boehly disse que Buck “liderou o Chelsea aos maiores níveis do futebol internacional e doméstico, também desenvolvendo um dos projetos mais ativos de responsabilidade social no esporte”. Apresentado à torcida no começo de maio, Boehly passou grande parte do jogo contra o Wolverhampton sentado nas tribunas ao lado de Buck.