Inglaterra

Após eliminação, FA demite McClaren

O fracasso da Inglaterra nas eliminatórias da Eurocopa-08 custou o cargo de Steve McClaren. Nesta quinta-feira, um dia apósa derrota por 3 a 2 para a Croácia em pleno estádio Wembley, o treinador foi demitido pela federação inglesa (FA). Terry Venables, seu assistente, também caiu.

Em decisão unânime dos dirigentes da entidade, decidiu-se encerrar a passagem de McClaren no comando do English Team. O técnico permaneceu 18 meses no cargo, mas a derrota para os já classificados croatas foi a gota d’água no processo de desgaste. Ele já convivia com críticas ao fraco desempenho da equipe nos últimos tempos.

“Como todo torcedor inglês, todos estamos bastante decepcionados por não conseguirmos nos classificar para a Eurocopa. Sei que McClaren sente esta decepção mais do que qualquer um. Claro que não temos o direito divino de participar de todas as competições, mas a classificação era esperada. Gostaria de agradecê-lo pelo trabalho feito desde quando ele assumiu o cargo. Seu compromisso com o cargo não pode ser questionado e lhe desejo o melhor para o futuro”, afirmou Geoff Thompson, presidente da FA.

McClaren, de 46 anos, assumiu a seleção no lugar de Sven Goran Eriksson após a Copa-06. O ex-treinador do Middlesbrough havia assinado um contrato por quatro anos, e deve receber uma compensação financeira de aproximadamente € 2,9 milhões pela quebra do vínculo.

“O processo de recrutamento para o novo treinador começa agora e faremos de tudo para conseguir a pessoa certa”, afirmou Thompson. Os nomes de Fabio Capello, José Mourinho e Martin O'Neill aparecem como favoritos para suceder McClaren. Pela primeira vez desde 1994, quando ficou fora da Copa do Mundo, a Inglaterra deixa de participar de uma grande competição.

A Inglaterra precisava de pelo menos um empate contra a Croácia para se classificar. Com a derrota por 3 a 2, os ingleses viram a Rússia, vencedora do duelo com Andorra por 1 a 0, comemorar a passagem para a fase final da Eurocopa-08.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo