Inglaterra

‘É impossível substituir o que Bruno Fernandes faz pelo Manchester United’

Sem seu capitão, Ruben Amorim reconhece dependência dos Red Devils e cobra que elenco assuma responsabilidades

A ausência de Bruno Fernandes expõe, de forma crua, o quanto o Manchester United se apoia em seu capitão. Fora de combate após uma lesão muscular sofrida na derrota para o Aston Villa, o português será desfalque no Boxing Day contra o Newcastle e deixa um vazio que vai muito além da criação de jogadas.

Para Ruben Amorim, não há rodeios: “É impossível substituir Bruno Fernandes”.

O treinador, porém, tenta transformar o problema em ponto de inflexão. Em conversa com o elenco, Amorim deixou claro que a lesão do capitão precisa ser encarada como um chamado coletivo.

— Eu disse isso à equipe esta manhã: precisamos aproveitar o lado bom, se é que existe algo de bom nisso, que é o fato de que muitas pessoas precisam dar um passo à frente.

A mensagem vai além da prancheta e toca em uma questão estrutural: a dependência excessiva de um único jogador. No United de Amorim, Bruno não é apenas o cérebro ofensivo.

— Não se trata apenas da criação de jogadas. Em todas as bolas paradas, ele é o cara que organiza o time, e essa é uma boa oportunidade para todos darem um passo à frente e entenderem que não podemos depender de um único jogador para tudo.

Ruben Amorim orienta Bruno Fernandes durante jogo do Manchester United
Ruben Amorim orienta Bruno Fernandes durante jogo do Manchester United (Foto: Imago)

Não é só Bruno Fernandes que está fora

O cenário se complica ainda mais pelas ausências simultâneas de Bryan Mbeumo e Amad Diallo, que estão com Camarões e Costa do Marfim, respectivamente, na Copa Africana de Nações. Sem eles, o United perde opções e versatilidade no terço final do campo.

— Às vezes, dependemos do Bruno para organização e criação. Já perdemos o Bruno nas bolas paradas, assim como o Bryan e o Amad, então isso é fundamental para a equipe. Ele entende todas as posições em campo e presta atenção a cada detalhe. Em todas as bolas paradas, quando há uma substituição, ele é sempre o cara que orienta os outros jogadores sobre onde devem se posicionar.

Diante desse contexto, o discurso do treinador aponta para uma redistribuição de liderança. Amorim citou nomes experientes do elenco como potenciais referências em campo.

— Essa é uma ótima oportunidade para caras como o Licha (Lisandro Martínez), o Luke Shaw, todos esses caras. Precisamos dar um passo à frente e ter mais líderes no grupo.

Questionado sobre prazos, Amorim foi cauteloso. Nem Bruno Fernandes, nem Kobbie Mainoo — também lesionado, com um problema na panturrilha — estarão disponíveis para o confronto contra o Newcastle.

— Eles estão se recuperando. Não acho que isso vá demorar muito. Acho que o Kobbie volta mais rápido que o Bruno — concluiu.

Com 26 pontos conquistados após 17 rodadas, o Manchester United ocupa a sétima colocação da Premier League. Eliminado precocemente da Copa da Liga Inglesa, o time de Ruben Amorim tem somente a liga nacional e a Copa da Inglaterra para disputar até o fim da temporada.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Próximos jogos do Manchester United

  • Manchester United x Newcastle — Premier League — 26/12
  • Manchester United x Wolverhampton — Premier League — 30/12
  • Leeds United x Manchester United — Premier League — 4/1

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo