Inglaterra

Alan Hansen, ídolo do Liverpool, vive drama no hospital e está ‘gravemente doente’

Ex-zagueiro que marcou era nos Reds passa por grave problema de saúde, conforme comunicado divulgado

A torcida do Liverpool foi pega de surpresa neste domingo (9) com o anúncio da situação de saúde do ídolo escocês Alan Hansen, de 68 anos.

Segundo comunicado divulgado pelos Reds, o ex-zagueiro do clube e da seleção da Escócia está “gravemente doente no hospital“.

Os pensamentos e o apoio de todos no Liverpool FC estão com o nosso lendário ex-capitão Alan Hansen, que está gravemente doente no hospital. […] O clube está atualmente em contato com a família de Alan para oferecer nosso apoio neste momento difícil, e nossos pensamentos, desejos e esperanças estão com Alan e toda a família Hansen.

A mensagem não especifica o problema de saúde enfrentado pelo Jockey, como era conhecido nos tempos de jogador.

Forneceremos quaisquer atualizações adicionais à medida que as recebermos oportunamente e solicitamos que a privacidade da família Hansen seja respeitada neste momento.

Hansen é um dos grandes ídolos da história do Liverpool

Mesmo formado no futebol escocês, com passagens por Sauchie e Partick Thistle, Hansen marcou época no norte da Inglaterra.

Ele permaneceu de 1977 até se aposentar em 1991, forçado por uma grave, totalizando 14 anos de dedicação aos Reds.

Disputou 620 partidas, e é o décimo jogador com mais jogos na história do clube. Também foi capitão em mais de 200 duelos em quatro anos.

Jockey foi essencial em uma das mais vencedoras gerações do clube, que varreu o futebol inglês e europeu nos anos 80.

O ex-zagueiro, descrito pelo clube como “de extrema elegância“, venceu incríveis oito títulos ingleses e três Copas dos Campeões da Europa (Champions League), além de duas Copas da Inglaterra e três Copas da Liga.

Alan Hansen e Kenny Dalglish com a taça da Copa dos Campeões da Europa de 1978 (Foto: Icon Sport)

Pela seleção escocesa, somou 26 partidas e participou da Copa do Mundo de 1982, quando caiu ainda na fase de grupos inicial em uma chave que tinha o Brasil – com Hansen titular, perdeu por 4 a 1 para o time de Telê Santana.

Ex-zagueiro foi um polêmico comentarista na TV inglesa

Após a aposentadoria, Hansen trabalhou como comentarista na Sky Sports e depois ficou no Match of the Day, da BBC, por 22 anos, entre 1992 e 2014. Participou de coberturas de Copas e Euros no período.

Alan não poupava nos comentários e tinha a língua afiada, definindo algumas jogadas como “chocantes“, “ruins” ou “diabólicas“.

Na abertura da temporada 1995/96, após o Manchester United de Sir Alex Ferguson perder para o Aston Villa, o ídolo do Liverpool comentou que “você não pode ganhar nada com crianças“.

Eram os Red Devils de Paul Scholes, Gary Neville e David Beckham, que venceriam a Premier League e a FA Cup naquela temporada – e, em 1999, a Tríplice Coroa.

Liverpool envia apoio a Alan Hansen: leia comunicado na íntegra

Famoso mural em Liverpool com ídolos Jordan Henderson e Alan Hansen (Foto: Icon Sport)

‘Os pensamentos e o apoio de todos no Liverpool FC estão com o nosso lendário ex-capitão Alan Hansen, que está gravemente doente no hospital.

Zagueiro de extrema elegância, o conjunto de títulos de Hansen ao longo de uma passagem de 14 anos pelos Reds – chegou do Partick Thistle em 1977 [e ficou até 1991] – inclui oito títulos do Campeonato Inglês, três da Copa dos Campeões da Europa [Champions League], duas Copas da Inglaterra e três Taças da Liga Inglesa.

‘Jocky’, como era conhecido pelos companheiros de equipe, está entre os 10 primeiros com mais jogos pelo clube, tendo disputado 620 partidas, e o zagueiro escocês também atuou como capitão do Liverpool por quatro temporadas.

O clube está atualmente em contato com a família de Alan para oferecer nosso apoio neste momento difícil, e nossos pensamentos, desejos e esperanças estão com Alan e toda a família Hansen.

Forneceremos quaisquer atualizações adicionais à medida que as recebermos oportunamente e solicitamos que a privacidade da família Hansen seja respeitada neste momento.’

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo