Inglaterra

A preparação que faz de Zlatan Ibrahimovic melhor à medida que fica mais velho

Gostamos de dizer, romanticamente, que alguns jogadores são como vinhos e ficam melhores à medida que ficam mais velhos. Normalmente é só uma forma de romantizar como um veterano tem jogado bem. O que acontece com Zlatan Ibrahimovic, porém, é algo diferente disso. Aos 35 anos, o craque que decidiu a Copa da Liga contra o Southampton, neste domingo, faz uma preparação que o fez ficar ainda melhor depois dos 30 anos do que era antes, de acordo com as estatísticas.

LEIA TAMBÉM: Ibrahimovic teve atuação gigante para dar a Copa da Liga ao Manchester United

Uma excelente matéria do jornal The Times, da Inglaterra, conversou com Mino Raiola, seu empresário e um grande amigo desde o seu início de carreira. Ele conta como alguns exemplos ajudaram Zlatan Ibrahimovic a se tornar uma lenda, superando inclusive as expectativas que havia sobre ele e se tornando um jogador melhor, mais completo e mais inteligente à medida que vai ficando mais velho.

A começar pelos carros. Ibrahimovic, como muitos jogadores, adora carros esportivos. Ele tem uma Ferrari e uma edição rara do Porsche. Ainda assim, prefere dirigir um Volvo. E não é só porque a Volvo é uma marca sueca, do seu país, que o contratou para ser garoto propaganda. É por uma razão física: é melhor para as suas costas. Isso faz parte dos cuidados que ele tem para continuar como um jogador de alto nível que ele continua sendo.

“Ele tem um programa que segue todo dia, mesmo de férias. Ele é muito cuidadoso com o que come. Quando ele era mais novo, ele tinha carros esportivos. Então, ele entendeu que carros esportivos eram ruins para as suas costas. Agora ele dirige um Volvo”, conta Raiola. “Ele ainda tem carros esportivos fantásticos na sua coleção, mas ele não precisa deles para provar a si mesmo”.

Você consegue imaginar um jogador que marcou mais gols depois dos 30 anos do que tinha feito até ali? É o caso de Ibrahimovic. Quando ele jogava pelo Ajax, era um jogador que marcava de 10 a 15 gols por temporada. O máximo de gols em uma só temporada que tinha marcado, até então, era 29 gols. Foi na temporada 2008/09, pela Internazionale. Seu desempenho o fez ser vendido ao Barcelona ao final daquela temporada.

Depois de completar 30 anos, ele marcou 30 gols ou mais em todas as temporadas que disputou. A temporada que ele fez 30 anos foi 2011/12. Zlatan fez 30 anos em 3 de outubro daquele ano. Terminou a temporada com 35 gols marcados. Foi também o seu último ano jogando pelo Milan.

Na temporada seguinte, ele se transferiria para o Paris Saint-Germain. E foi espetacular em todas as temporadas. Dos seus 418 gols na carreira até aqui, 222 foram marcados depois dos 30 anos. Antes dos 30 anos, sua média de gols era de 0,60 gols por jogos. Depois dos 30, 0,82. Fica fácil perceber a mudança olhando para o gráfico de gols por temporada.

Aos 34 anos, fechou contrato com o Manchester United, após o fim do contrato com o PSG. Deixou a França por opção e pelo desafio de ir à Inglaterra, se juntar ao amigo José Mourinho, que o conheceu na época de Internazionale. Com Mourinho, conquistou o seu 20º título importante na carreira. E como Mourinho conheceu Ibra antes dos 30 anos, o português pode avaliar qual é a diferença entre o jogador que ele era e o que ele é. “Ele está melhor”, disse Mourinho. “Ele entende o jogo ainda melhor. A mesma ambição, às vezes mais. Para ele, não faz sentido jogar futebol sem o seu nível de motivação. E a noção que ele é um cara importante para os jogadores jovens. Ele é muito próximo deles, tentando ensiná-los. Então, eu o encontro neste período da sua carreira e eu acho que eu gosto mais dele ainda do que antes”.

O exemplo de Pavel Nedved
Ibrahimovic nos tempos de Juventus, observado por Nedved (Photo by Giuseppe Cacace/Getty Images)
Ibrahimovic nos tempos de Juventus, observado por Nedved (Photo by Giuseppe Cacace/Getty Images)

Raiola conheceu Ibrahimovic em Amsterdã, quando escolheu o sueco como seu jogador a ser agenciado. Ele ainda estava no final da adolescência, aos 18 anos. Instruiu o sueco a abandonar os relógios, as joias, as roupas da moda, vestir agasalhos e trabalhar mais forte. Deu o exemplo de outro cliente, Pavel Nedved. Raiola descreveu o tcheco como “uma máquina de treinar”, que tratava o treinamento no clube como aperitivo e, em casa, treinava furiosamente no seu próprio jardim.

“Ele disse que pensou que eu estava exagerando sobre Pavel, mas eu não estava. Isso abriu os olhos dele. Uma das transferências mais importantes na vida de Zlatan foi ir para a Juventus”, contou Raiola. Na Juventus, além de Nedved, Ibrahimovic conviveu com Lilian Thuram, Gianluigi Buffon e Alessandro Del Piero. “Isso mostrou a ele que você precisa trabalhar para chegar ao topo e a vantagem do Zlatan é que ele é inteligente, você nunca precisa dizer algo a ele duas vezes. O que eu queria era que Zlatan tivesse um sonho”.

“Se você tem tudo, qual é o seu sonho? Pelo que você trabalha? No final, não é um jogo para ele. Ele queria ser o melhor do mundo, dá o melhor à sua família e é isso que ele está fazendo. Ele não liga mais para relógios ou carros”, contou ainda o empresário de Ibra.

Recordes nos exames médicos no United
Zlatan Ibrahimovic, do Manchester United (Photo by Michael Steele/Getty Images)
Zlatan Ibrahimovic, do Manchester United (Photo by Michael Steele/Getty Images)

O Times conta ainda algo ainda mais incrível. Ibrahimovic se tornou aquilo que Raiola queria. Virou uma máquina de treinos. Aposentado da seleção sueca após a Eurocopa de 2016, Ibrahimovic publicou uma foto no seu Instagram em outubro que mostra o que ele faz quando não está em meio a treinos e jogos. Ele estava sentado em uma esteira, suado, aparentemente após exercícios físicos, e usando uma máscara como a de Bane, vilão do Batman. A legenda da foto: “Não há tempo livre, há trabalho duro e objetivos”. Ele estava de folga, durante a parada para jogos de seleção.

  There is no free time, there is hard work and objectives   Uma publicação compartilhada por IAmZlatan (@iamzlatanibrahimovic) em

O programa de treinamento físico e alimentação de Ibrahimovic é secreto, mas o que se sabe é que há treinamento aeróbico intenso, alongamento prolongado e artes marciais. Ele é faixa preta de taekwondo desde os 17 anos. E não estamos falando sobre o treinamento do clube e sim a preparação que ele faz sozinho. Nos exames médicos no Manchester United, em todos os testes de força ele perguntou qual era o recorde do clube. Quebrou todos eles. O United contratou seu especialista pessoal, o italiano Dario Fort. E ele vem respondendo em campo de forma fenomenal. Conquistou o título da Copa da Liga, mas estamos em fevereiro ainda. O Manchester United está vivo em todas as competições que disputa, Copa da Inglaterra, Liga Europa e, claro, a Premier League. Com 26 gols na conta pessoal, tudo indica que Ibrahimovic passará tranquilamente dos 30 gols na temporada. Com alguém com a sua mentalidade junto com José Mourinho, é difícil imaginar que as conquistas irão parar por aí. Os torcedores do United certamente esperam isso.

Nr 32 Uma publicação compartilhada por IAmZlatan (@iamzlatanibrahimovic) em

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo