Holanda

[Vídeo] Ajax se despede de Cillessen elegendo as 10 maiores defesas do novo goleiro do Barça

Jasper Cillessen escreveu uma história respeitável no Ajax. Contratado junto ao NEC em 2011, o goleiro parecia moldado ao estilo de jogo dos Godenzonen. Além de evoluir na meta do clube, deixou como legado grandes conquistas. Faturou por três vezes o Campeonato Holandês, se alçando como protagonista da equipe, assim como se referendou para assumir a baliza da seleção holandesa durante a Copa de 2014. Diante da oferta de €13 milhões feita pelo Barcelona, que transformou o jogador de 27 anos no 14° arqueiro mais caro da história, o Ajax não tinha muito como recusar. E, apesar da melancólica despedida, com a eliminação na Champions para o Rostov, o clube fez um vídeo para homenagear um dos principais ídolos recentes na Amsterdam Arena.

VEJA TAMBÉM: Goleiros holandeses são razoáveis, mas falta “o” goleiro

O vídeo reúne as 10 maiores defesas de Cillessen no Ajax. Ressalta algumas de suas principais virtudes: a elasticidade, o ótimo tempo de reação, a capacidade para fechar o ângulo. Além disso, o camisa 1 costuma ser muito elogiado pela capacidade em sair jogando com os pés, algo que pesou para os blaugranas e também para Louis van Gaal, quando o transformou em homem de confiança na seleção. O holandês, porém, não é só virtudes. Muitas vezes abusa dos golpes de vista, com erros de posicionamento, e a regularidade nem sempre costuma ser o seu forte. Por mais que tenha se mantido soberano no gol do Ajax durante sua passagem por Amsterdã, a temporada não começou bem, com erros frequentes.

Por enquanto, Cillessen é visto mais como uma opção a Marc-André ter Stegen na meta do Barcelona. O alemão viveu altos e baixos desde sua chegada ao Camp Nou, mas possui créditos no clube e também apresenta um potencial de evolução maior. Enquanto isso, o Ajax não sai tão mal assim da mesa de negociações. Seu novo goleiro titular é Tim Krul, emprestado junto ao Newcastle, rebaixado na temporada passada da Premier League.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo