Van Persie dispensa críticas após perder por 9 a 1 na Holanda: ‘É nisso que acredito’
Heerenveen, time treinado pelo ex-atacante, deixou o campo no último sábado (14), goleado por 9 a 1, no Campeonato Holandês

Sem traumas. Foi assim que Robin Van Persie encarou o sonoro 9 a 1, maior derrota já sofrida na história do Heerenveen, equipe que dirige no Campeonato Holandês, contra o AZ Alkmaar, no último sábado (14).
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
Quem olha só o placar, imagina que o duelo foi um verdadeiro amasso. Mas não foi exatamente o caso. Em números de chances criadas, dá para dizer que o Heerenveen teve um certo azar, já que acertou duas bolas na trave e ainda viu o goleiro Owusu-Oduro, do AZ, fazer grandes defesas.

E considerando só o primeiro tempo, foi um jogo equilibrado – as duas bolas da trave, inclusive, foram nos primeiros 45 minutos de jogo. O problema, mesmo, aconteceu na segunda etapa, quando o Az deslanchou chutar (foram 15 no gol) e acertar o gol.
A derrota acachapante, porém, não tirou a confiança de Van Persie em seus jogadores e, principalmente, no seu trabalho. Sem traumas, o técnico, que brilhou com as camisas de Arsenal e Manchester United, garante que vai continuar jogando a mesma forma.
— Continuaremos jogando da mesma forma. É nisso que acredito, é nisso que acreditamos. Na terça-feira teremos a próxima oportunidade contra o Twente — disse.
Van Persie e as goleadas: contra o United, como jogador, atacante também sofreu
Entre Arsenal e Manchester United, o ex-atacante Van Persie dedicou 11 dos seus 19 anos de carreira. A maioria deles no time de Londres, onde ficou 8 temporadas. Por lá, fez boa parte dos 322 gols que anotou na sua carreira.
Acostumado a ser o cara que, normalmente, castigava a defesa adversária, o holandês não passou ileso das goleadas quando ainda era jogador.
Na temporada 2011/12 da Premier League, enquanto defendia o Arsenal, Van Persie deixou o campo derrotado por 8 a 2, contra o Manchester United, time que defenderia na temporada seguinte.

Naquele jogo, o ex-atacante Wayne Rooney foi o carrasco que anotou três gols, com Ashley Young fazendo outros dois. Nani, Park Ji-Sung e Welbeck completaram a goleada histórica.
Van Persie chegou a balançar as redes naquele duelo perto do fim do jogo, com o placar já elástico de 6 a 1 para o time de Manchester.
— Naquela ocasião também não foi divertido. Mas faz parte de ser jogador de futebol –, relembrou Van Persie.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Heerenveen venceu apenas um dos quatro jogos que disputou na temporada
Goleados ou não, o fato é que o Heerenveen não vem fazendo uma campanha tão agravável, até então.
A equipe só venceu uma das quatro partidas que fez no Campeonato Holandês, coincidentemente uma goleada para cima do NAC, (não tão absurda quanto a que sofreu), por 4 a 0.
Antes disso, perdeu na estreia para o Ajax, por 1 a 0, e empatou por 1 a 1 contra o Utrecht, antes de ser massacrado pelos rivais do AZ. Nesta terça (17), o time volta a campo contra o Twente, a partir das 15h (de Brasília).