Holanda

Valorizado no clube onde é ídolo, Van Nistelrooy será o treinador do time B do PSV a partir de 2021/22

O PSV anunciou um velho conhecido para dirigir seu time B a partir da próxima temporada: Ruud van Nistelrooy subirá um degrau em sua carreira de treinador e comandará a equipe da segunda divisão local. Antigo ídolo do clube, o ex-centroavante já trabalhava como técnico do sub-18 e recebeu a promoção nesta semana. A duração do novo contrato ainda não foi estipulada. Aos 44 anos, o velho artilheiro parece estar sendo preparado pelos Boeren para assumir a equipe principal dentro de algum tempo.

Van Nistelrooy estourou como jogador no PSV, embora não tenha iniciado sua carreira pelo clube. Após passar por Den Bosch e Heerenveen, o centroavante chegou ao Estádio Philips em 1998. Foram três temporadas com os Boeren, anotando 77 gols em 90 partidas. O ídolo conquistou dois títulos da Eredivisie, foi por duas vezes artilheiro do campeonato e também ganhou duas vezes o prêmio de melhor jogador do país. Então, em 2001, se transferiria ao Manchester United e viveria o ápice de sua carreira em Old Trafford.

A aposentadoria de Van Nistelrooy aconteceu em 2012, com a camisa do Málaga. Pouco depois, o veterano iniciou sua preparação para se tornar técnico e passou a trabalhar nas categorias de base do PSV. Inicialmente, o ex-centroavante realizava exercícios específicos com os atacantes juvenis e juniores. Já em 2018, Van Nistelrooy seria promovido como técnico principal do PSV Sub-18, substituindo Mark van Bommel – que assumiu o time principal. Além disso, o artilheiro também trabalhou como assistente de Guus Hiddink e Ronald Koeman em suas passagens pela seleção nacional. Van Nistelrooy também integrará a comissão técnica de Frank de Boer visando a próxima Eurocopa.

“É hora para o próximo passo. Gosto de trabalhar à frente do grupo todos os dias. Eu escolhi esta carreira e percebi que ela me cai bem. Adoro trabalhar com o grupo de jogadores e transmitir minhas ideias. Chegou a hora de dar o passo ao futebol profissional. O objetivo do Jong PSV é claro: preparar o máximo de jogadores possível ao time principal. Estou ansioso para contribuir com isso”, assinalou Van Nistelrooy, ao site do PSV.

O treinador é elogiado por John de Jong, diretor técnico do PSV: “O clube apoiou Ruud nos últimos anos em suas ambições de se desenvolver como treinador. Temos conversado constantemente. Quando Peter Uneken indicou que queria deixar seu cargo nesta temporada, já sabíamos que Ruud estava aberto a um novo desafio. Em parte graças aos esforços de Ruud, a base do PSV é sólida. Estamos felizes em poder confiar nele como técnico do Jong PSV”.

O Jong PSV não faz uma boa campanha na Eerste Divisie, a segundona local. O time é o 16° colocado entre 20 times, com apenas 16 pontos em 18 rodadas. Com Van Nistelrooy à beira do campo, certamente os garotos terão uma motivação a mais para se doarem em campo. Além, é claro, de um professor que conhece do riscado.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo