Holanda

Stekelenburg ampliará sua história no Ajax um pouco mais, de contrato renovado por mais uma temporada

Stekelenburg vai para sua terceira temporada consecutiva com o Ajax, e entregando mais que o esperado neste retorno ao clube

Maarten Stekelenburg retornou ao Ajax em 2020 para aquele que parecia ser o último ato de sua carreira antes da aposentadoria. No entanto, o veterano conseguiu mais espaço que o esperado e até retomou o posto de titular da seleção na Eurocopa. Prestes a completar 40 anos em setembro, não é agora que o velho ídolo irá pendurar as luvas. Num momento em que os Ajacieden enfrentam perdas no gol, a torcida ao menos sabe que poderá contar por um tempo a mais com o medalhão. Nesta sexta, o clube anunciou a renovação de Stekelenburg por mais uma temporada.

A ligação de Stekelenburg com o Ajax é bastante forte. O goleiro surgiu nas categorias de base do clube e começou a despontar na equipe principal a partir de 2002/03. O arqueiro atingiu o auge de sua forma com os Godenzonen, a ponto de se tornar titular da seleção e viver um momento inesquecível na Copa do Mundo de 2010. Foi depois disso que passou a rodar pelo exterior, primeiro ao assinar com a Roma em 2011/12. Defenderia ainda Fulham, Monaco e Southampton, até se tornar reserva do Everton, com problemas seguidos de lesão.

Das quatro temporadas em Goodison Park, Stekelenburg passou as três últimas sem disputar uma partida sequer pela Premier League. Era um nome esquecido quando retornou ao Ajax em 2020/21. Em teoria, seria o reserva de André Onana e se prepararia à aposentadoria. Porém, o doping do camaronês abriu espaço na equipe titular. Stekelenburg foi bem quando entrou e, diante da falta de opções na seleção, ganhou a posição rumo à Eurocopa. Apresentava o talento de outrora e começou a Eredivisie 2021/22 também como dono da posição. Isso até que uma lesão na virilha o tirasse de campo até abril.

Quando Stekelenburg se recuperou, Onana tinha voltado da suspensão, mas não transmitia muita confiança e enfrentava críticas da torcida ao decidir não renovar seu contrato. Assim, Stekelenburg reassumiu a posição na reta final da temporada e deu sua contribuição na conquista da Eredivisie. Ainda não dá para saber se o veterano manterá a posição para 2022/23, mas os Ajacieden sabem que ele segue em boas condições para proteger a meta da equipe.

O Ajax não terá mais Onana para a próxima temporada, em fim de contrato, a caminho da Internazionale. Trazido diante das lesões no setor, Przemyslaw Tyton vai para o Twente. Além de Stekelenburg, os Godenzonen têm à disposição o também veterano Remko Pasveer, além dos jovens Joey Gorter e Charlie Steford. É uma posição que demandará reforços em breve, por mais que Stekelenburg seja um respeitável “quebra-galhos”.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo