Holanda

Savinho terá uma oportunidade melhor para se desenvolver com o empréstimo ao PSV

Contratado pelo Troyes, do City Football Group, Savinho ficará emprestado ao PSV durante a próxima temporada

O Brasil possui uma relação especial com o PSV. Vários talentos do país viveram grandes momentos com a camisa alvirrubra, com as menções obrigatórias a Romário e Ronaldo. São 25 brasileiros com passagem por Eindhoven, muitos deles levados ainda jovens para o Estádio Philips. A última novidade é a inclusão do ponta Savinho, antigo xodó da torcida do Atlético Mineiro. O jovem de 18 anos foi contratado pelo Troyes, do City Football Group, mas não vai diretamente à Ligue 1. Passará a próxima temporada emprestado aos Boeren, o que parece um negócio melhor ao seu desenvolvimento.

Savinho custou €6,5 milhões ao Troyes, numa transação que possui bônus possíveis de até €6 milhões. É um investimento alto, mas que parecia mal aproveitado num clube que luta para não cair no Campeonato Francês. Indo para o PSV, o garoto terá objetivos maiores e estará num ambiente propício para o desenvolvimento de jovens, mesmo que a concorrência seja maior. Dificilmente desbancará Noni Madueke na ponta direita, mas poderá ser uma arma importante na rotação do técnico Ruud van Nistelrooy. Também estará numa liga na qual seu estilo de jogo pode ser beneficiado, pelo privilégio à qualidade técnica.

A contratação de Savinho se motiva mais por potencial do que por serviços prestados. Badalado desde as categorias de base do Atlético Mineiro, o atacante passou a ganhar espaço na equipe de cima aos 16 anos, com Jorge Sampaoli. Teve um pouco mais de sequência na atual temporada, com Turco Mohamed, e marcou até gol na Libertadores. De qualquer maneira, a amostragem de 35 partidas pelo Galo não é tão grande. Deixou o clube com uma impressão de que poderia ter ficado por mais tempo.

Um facilitador para Savinho, além do histórico do PSV no trato com brasileiros, é a presença de outros compatriotas no atual elenco. André Ramalho e Carlos Vinícius possuem boa rodagem em outros clubes europeus. Além disso, Mauro Júnior foi outra promessa que desembarcou muito jovem em Eindhoven e poderá auxiliar o adolescente. O amadurecimento do atual lateral esquerdo é evidente e também um motivo para que as portas aos brasileiros voltem a se abrir no Estádio Philips.

Sem gastar muito, o PSV já contratou sete reforços na atual janela de transferências. Guus Til, Luuk de Jong e Walter Benítez são os jogadores mais preparados a assumirem papeis importantes na equipe de Ruud van Nistelrooy. Savinho chega como um nome para se desenvolver, assim como Xavi Simons. O brasileiro tem um talento bruto e um caminho a trilhar no futebol europeu. Quem sabe, para pintar na Champions League e sonhar com o título no Campeonato Holandês. Será uma prova concreta de seu potencial maior do que teria na luta contra a rabeira da Ligue 1.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo