Holanda

Rinus Michels morreu há 10 anos: 10 frases para lembrarmos sua genialidade

O futebol holandês entrou em luto em 3 de março de 2005. O de todos os países, na verdade. Na Bélgica, havia morrido um dos técnicos mais revolucionários do futebol, responsável por um estilo de jogo novo, coletivo e plástico e também por colocar a Holanda no mapa. A mente brilhante de Rinus Michels, ativa há 77 anos, finalmente descansou. Nesta terça-feira, a morte do treinador do futebol total completa dez anos. Sabemos que é impossível esquecer um personagem tão importante, mas separamos dez frases que o holandês proferiu para nos lembrarmos um pouquinho da sua genialidade.

LEIA MAIS: Rinus Michels: o último a mudar a história

1 – “Futebol é que nem guerra: quem se comporta muito bem está perdido”

 

2 – “A bola é sempre mais rápida que o jogador”

 

3 – “Futebol é negócio e negócio é negócio”

 

4 – “É uma arte própria compor um time titular, encontrar o equilíbrio entre jogadores criativos e destruidores, e entre defesa, construção e ataque – sem nunca esquecer a qualidade do adversário e as pressões específicas de cada partida”

 

5 – “Futebol era um jogo de acertos; hoje é um jogo de erros. Ganha quem souber explorá-los melhor”

 

6 – “Os espaços de um jogo de futebol tinham que ser organizados. Hoje, a marcação é tão forte que eles precisam ser criados”

 

7 – “Futebol é simples: quem controlar a bola controla o jogo”

 

8 – “O futebol não piorou e nem melhorou; apenas mudou”

 

9 – “Trabalhei com eles durante três meses. Eu os motivei e passei a forma básica do funcionamento da equipe, baseada no conceito de ocupar todo o campo, ganhando a bola do rival mais próximo da trave dele, produzindo rapidamente o ataque com os homens necessários, sem distinguir o número da camiseta, e logicamente, fazendo as mudanças neessárias. O bom foi que os jogadores entenderam, convenceram-se e conseguiram os resultados. Vocês, os jornalistas, depois definiram isso tudo como ‘futebol total'”

 

10 – “A tática do futebol surge no campo”

Fonte de algumas frases: Futebol em Frases 1001 – Cláudio Dienstmann

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo