Holanda

Sem temporada perfeita: PSV para no Utrecht e perde pontos pela primeira vez na Eredivisie

Após 17 vitórias nas primeiras 17 rodadas da Eredivisie, o PSV empatou com o Utrecht e perdeu os 100% de aproveitamento

Demorou um turno inteiro, mas enfim a campanha perfeita do PSV na Eredivisie 2023/24 terminou. Após 17 vitórias nas primeiras 17 partidas, a equipe comandada por Peter Bosz empatou em 1 a 1 com o Utrecht neste domingo (21), no Stadion Galgenwaard, pela 18ª rodada da competição e deu adeus ao sonho de título com um inédito 100% de aproveitamento.

O time de Eindhoven até abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo, quando Johan Bakayoko aproveitou o cruzamento de Sergiño Dest pela esquerda e desviou de cabeça na entrada da pequena área para rede. O Utrecht, no entanto, não se deu por vencido e deixou tudo igual aos sete da segunda etapa com Othman Boussaid, que só precisou completar de pé direito o cruzamento rasteiro de Sam Lammers na segunda trave depois de uma pressão bem-sucedida no campo de ataque.

Ainda invicto, o PSV nada de braçadas na liderança da Eredivisie. Os Boeren conquistaram incríveis 52 dos 54 pontos que disputaram até o momento, dez a mais que o segundo colocado Feyenoord. Curiosamente, as duas melhores equipes da competição se enfrentarão na quarta-feira (24) em Roterdã, mas pelas oitavas de final da Copa da Holanda.

O Utrecht, por sua vez, tem muitos motivos para celebrar o empate deste domingo. Além de ter sido o primeiro clube a não ser derrotado pelo PSV, o time treinado por Ron Jans ampliou sua sequência invicta na Eredivisie para dez jogos e terminou a 18ª rodada com 19 pontos, cinco a mais que o RKC Wallwijk, que abre a zona de rebaixamento.

Decepção por recorde não quebrado

Ao empatar com o Utrecht, o PSV manteve sua invencibilidade e continua liderando com bastante folga a Eredivisie. Os Boeren, no entanto, deixaram o Stadion Galgenwaard decepcionados por não quebrarem um recorde que já dura 36 anos.

Na temporada 1987/88, o PSV também venceu todos os compromissos que teve nas 17 rodadas iniciais da Eredivisie. Após igualar o feito no último sábado (13) com o triunfo por 3 a 1 sobre o Excelsior, a expectativa era que o time de Peter Bosz derrotasse o Utrecht e obtivesse um novo recorde, mas não foi desta vez que a marca histórica foi ultrapassada.

O comandante da equipe de Eindhoven, inclusive, não escondeu a decepção com o resultado e a manutenção do recorde. Por outro lado, Bosz destacou o quão impressionante foi a sequência de 17 triunfos seguidos na competição e ressaltou que não se importa em não atingir feitos como este, desde que o título ao final da temporada seja conquistado.

— Depois, todos ficaram desapontados. O recorde estava lá para ser obtido, então, como esportista, você fica desapontado. É incrivelmente impressionante que tenhamos chegado tão longe. Eu só quero ser campeão — declarou Peter Bosz.

Recordes que o PSV ainda pode buscar

Não vai ser desta vez que a Eredivisie terá um campeão com 100% de aproveitamento, mas a atual campanha do PSV ainda permite que o clube sonhe com outros recordes históricos — por mais que Peter Bosz não esteja pensando nisso. O mais próximo de ser igualado é o título invicto do Ajax na temporada 1994/95. Na ocasião, os Joden sagraram-se campeões neerlandeses com 27 vitórias e sete empates.

O recorde de mais pontos em uma mesma edição de Eredivisie também parece, por enquanto, plausível. Na edição de 1971/72, o Ajax teria feito incríveis 93 pontos caso os critérios fossem os mesmos da atualidade (com a vitória valendo três pontos). Para superar esta marca, os Boeren só poderão deixar mais seis pontos pelo caminho. Já o feito de melhor ataque é o que aparenta ser mais complicado. Faltando 16 partidas para o fim da competição nacional, o PSV tem 60 marcados, 62 a menos que o Ajax na temporada 1966/67.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo