Holanda

O PSV ignora a badalação ao redor do Ajax e fecha 2021 na liderança da Eredivisie, um ponto à frente

Ajax tem o melhor ataque e a melhor defesa da competição, mas o PSV leva a melhor com mais vitórias e vai para a pausa de inverno na ponta

O Ajax terminou a primeira metade da temporada como um dos melhores times da Europa. Os Godenzonen fecharam a fase de grupos na Champions League com 100% de aproveitamento e também fazem uma campanha expressiva na Eredivisie. Porém, quem vai para a pausa de inverno com a liderança na Holanda é o PSV. Nesta quinta-feira, durante o fechamento da 18ª rodada, os Boeren derrotaram o Go Ahead Eagles por 2 a 0. Com isso, concluem a primeira pernada do campeonato com um ponto a mais que os Ajacieden no topo da tabela.

O PSV não teve um desempenho continental que chamasse tanta atenção neste início de temporada. Os Boeren sucumbiram contra o Benfica nas preliminares da Champions, em duelo no qual até foram melhores. Já na fase de grupos da Liga Europa, os holandeses terminaram na terceira posição em chave dura contra Monaco e Real Sociedad. Assim, vão jogar os mata-matas da Conference, enfrentando o Maccabi Tel Aviv na primeira fase eliminatória. A despeito disso, o time de Roger Schmidt recebe elogios pelo futebol ofensivo que exibe e pelas boas doses de revelações. Vem surtindo efeito na Eredivisie.

O curioso é que o Ajax possui melhores números ofensivos e defensivos no Campeonato Holandês. Os Godenzonen assinalaram 56 gols em 18 rodadas, marca substancialmente maior que os 46 gols anotados pelo PSV. O que mais impressiona, no entanto, é a diferença entre as defesas: enquanto o time de Eindhoven foi vazado 24 vezes, o representante de Amsterdã tomou míseros quatro gols. Entretanto, na tabela, os Ajacieden perderam mais pontos. Foram duas derrotas e três empates, contra três derrotas e um empate dos Boeren – que, em consequência, somaram uma vitória a mais, 14 a 13.

Mesmo no confronto direto, o Ajax aplicou uma sonora goleada por 5 a 0 sobre o PSV. Os Boeren também tomaram um 4 a 0 em casa no clássico contra o Feyenoord, além de terem sido derrotados fora pelo Willem II. O que faz a diferença é a regularidade contra o restante dos concorrentes. Os Ajacieden empataram contra Twente, Heracles e o próprio Go Ahead Eagles. Já as derrotas ocorreram contra Utrecht e AZ, esta última entregando a liderança para o PSV há três rodadas.

Desde então, o PSV consegue corresponder e emenda vitórias. São oito rodadas de invencibilidade na competição, desde a traulitada sofrida em Amsterdã, com sete vitórias no período e o único empate diante do Heerenveen. No geral, Roger Schmidt parece muito bem servido em seu elenco. Nomes como Cody Gakpo, Noni Madueke, Eran Zahavi, Marc van Ginkel, Ibrahim Sangaré, Erick Gutiérrez e Philipp Max garantem qualidade. Os Boeren também contam com uma colônia brasileira, com as chegadas de André Ramalho e Carlos Vinícius, que se somaram a Mauro Júnior. Não são jogadores badalados como os do Ajax, mas muitos podem crescer e outros recuperam o prestígio, como o próprio Mario Götze.

Nesta quinta, o PSV resolveu rápido sua vida contra o Go Ahead Eagles no Estádio Philips. Philipp Mwene abriu o placar aos nove minutos, com um ótimo chute colocado. E num momento em que os visitantes estavam com um a menos, após uma expulsão, Cody Gapko concluiu o placar, aproveitando o cruzamento rasteiro de Maximiliano Romero. Com isso, os Boeren chegaram aos 43 pontos na Eredivisie, um a mais que o Ajax, que até fez sua parte ao golear o Fortuna Sittard na quarta-feira.

As duas equipes voltarão às atividades no meio de janeiro, ao final da pausa de inverno na Holanda. E o clássico do primeiro turno não demorará a acontecer, com o duelo no Estádio Philips marcado para 23 de janeiro. O PSV terá a chance de se vingar diante de sua torcida. Considerando como é uma equipe bem treinada e como a frente continental deve exigir menos do elenco, a promessa é de uma disputa parelha até a reta final, por mais que o Ajax concentre a badalação ao seu redor.

<iframe width="100%" height="580" src="https://www.sofascore.com/pt/evento/9564618/formacoes/inserir" frameborder="0" scrolling="no" style="max-width: 770px"></iframe>    <div style="font-size:12px;font-family:Arial,sans-serif"><a href="https://www.sofascore.com/pt/go-ahead-eagles-psv-eindhoven/cjbsEjb" target="_blank" rel="noopener">Placar ao Vivo PSV Eindhoven - Go Ahead Eagles</a></div>

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo