HolandaMéxico

PSV faz uma aposta bem interessante ao fechar a contratação de Hirving Lozano

O PSV anunciou nesta segunda um interessante reforço para a próxima temporada. Os holandeses entraram em acordo com o Pachuca para a contratação de Hirving Lozano. O ponta, que disputa a Copa das Confederações com a seleção mexicana, ganhou uma permissão especial para viajar da Rússia a Eindhoven e realizar os exames médicos antes da assinatura do contrato. As negociações se desenrolaram ao longo dos últimos seis meses e garantem os serviços do prodígio aos Boeren até 2023. O valor do negócio é estimado em €24 milhões, a maior venda de um clube mexicano na história. Esforço para levar o melhor jogador local da Liga MX na atualidade.

VEJA TAMBÉM: 12 nomes para ficar de olho na Copa das Confederações

Ao longo dos últimos anos, o PSV aumentou suas atenções aos talentos produzidos pelos países latino-americanos, sobretudo os mexicanos. Na década passada, Carlos Salcido e Francisco ‘Maza’ Rodríguez já tinham feito a ponte aérea. Já o elenco atual conta com uma pequena colônia de El Tri, estrelada por Andrés Guardado e por Héctor Moreno. O defensor, entretanto, assinou com a Roma e está de saída na próxima temporada. Caberá a Guardado, capitão da seleção nacional, fazer as vezes de anfitrião para o novato.

A permanência de Lozano no México era vista mesmo como questão de tempo. Outros clubes já tinham crescido os olhos sobre o jovem de 21 anos, especialmente os espanhóis. Todavia, o PSV se antecipou no negócio. Ao longo dos últimos meses, o ponta brilhou nos títulos do Pachuca. Protagonizou o time na conquista do Clausura de 2016, antes de desequilibrar também na última edição da Concachampions. Existia a expectativa sobre a manutenção do talento para a disputa do Mundial de Clubes, mas os Tuzos terão que se virar sem ele. Formado pelo próprio clube, o camisa 8 soma 41 gols e 28 assistências em 133 partidas como profissional – bons números para a idade.

lozano

A qualidade de Lozano, porém, não se quantifica apenas em suas estatísticas. O ponta possui um talento inegável com a bola nos pés. Combina velocidade e habilidade, infernizando as defesas adversárias com seus dribles. Além disso, sabe bater na bola, ameaçando muitas vezes nas arrancadas em diagonal e nos contra-ataques. E, principalmente, não costuma sentir o peso da responsabilidade. Apesar da pouca idade, são vários os momentos decisivos no currículo de ‘Chucky’. Inclusive, na própria Concachampions, dando a assistência para o gol do título e anotando dois tentos vitais nas semifinais. Arrebatou a artilharia da competição continental.

Não à toa, as aparições de Lozano na seleção mexicana são cada vez mais constantes. Em 2016, não apenas ganhou as primeiras convocações, como também participou da Copa América Centenário e dos Jogos Olímpicos. Já na última Data Fifa, entrou muito bem diante de Honduras, garantindo a vitória por 3 a 0, e foi titular no empate contra os Estados Unidos. A concorrência em seu setor é considerável e Juan Carlos Osorio optou por Raúl Jiménez na estreia da Copa das Confederações, contra Portugal. De qualquer maneira, o ponta se mostra como uma excelente alternativa para o futuro de El Tri.

Por conta da participação internacional, Lozano ganha algumas semanas a mais de férias até se juntar ao elenco do PSV na pré-temporada. Os compromissos começam cedo, com a disputa das preliminares da Liga Europa. E, apesar do tempo de adaptação, o reforço já chega com o peso de ser um dos protagonistas dos Boeren, em um momento no qual o clube tenta recobrar sua força no cenário doméstico. Pela qualidade, pelo poder de decisão e pela possibilidade de desenvolvimento, o mexicano se coloca como uma ótima aposta.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo