Holanda

O time com o nome mais legal da Europa volta à elite

Foram 17 anos de espera para que isso acontecesse, mas o Go Ahead Eagles está de volta à elite holandesa. A equipe que um dia revelou Marc Overmars, Paul Bosvelt e Bert Van Marwijk conseguiu o acesso à Eredivisie graças a uma vitória no agregado contra o Volendam.

Mesmo perdendo por 1 a 0 fora de casa, os Águias venceram por 3 a 0 no primeiro jogo e conquistaram o acesso por meio de repescagem. O campeão Cambuur já havia se garantido de forma direta. Ao lado dos dois, o Roda JC também disputará a primeira divisão holandesa em 2013-14.

Sediada em Deventer, a equipe aurorrubra foi fundada em 1902 com o nome de Be Quick (seja rápido, em inglês), mas logo foi aconselhada por exigência da federação holandesa a adotar outra nomenclatura. Até 1971, o Go Ahead (vá em frente, em inglês) do treinador galês Barry Hughes adicionou o Eagles e tornou a agremiação numa referência de carisma no futebol mundial.

Quatro vezes campeão nacional (1917, 22, 30 e 33), o Eagles subiu pela última vez em 1992 e lá ficou quatro anos até o descenso. Sexto colocado na segunda divisão 2012-13, o time de Deventer precisou encarar uma repescagem em três fases para completar um ano inesquecível.

Passando por Dordrecht, De Graafschap e em último pelo Volendam, os aurorrubros somaram 48 pontos, 13 a menos do que o campeão Cambuur na fase de pontos corridos. Em campo, o Go Ahead Eagles tem como capitão o lateral direito Jan Kromkamp, que já teve passagens por AZ, Liverpool e PSV e seleção holandesa.

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo