Holanda

O PSV se impôs no clássico contra o Ajax em Amsterdã e assumiu a liderança, num primeiro turno parelho na Eredivisie

O PSV conseguiu o triunfo dentro da Johan Cruyff Arena e saltou para a ponta, mas o campeonato se vê bastante embolado

A Eredivisie atravessa uma de suas temporadas mais abertas dos últimos anos. Trocas de treinadores e muitas vendas de jogadores prometiam uma disputa mais imprevisível pela Salva de Prata, e é o que se nota, com uma diferença de apenas quatro pontos entre os cinco primeiros colocados. Num domingo de clássico, a liderança trocaria de mãos. O Ajax anda com dificuldades em partidas de mais peso e terminou derrotado dentro da Johan Cruyff Arena pelo PSV, por 2 a 1. Com isso, os Boeren ultrapassam os rivais e se isolam no topo, mesmo com um pelotão em seu retrovisor.

Melhor jogador da Eredivisie neste início da temporada, Cody Gakpo fez a diferença para o PSV. O primeiro gol saiu numa ótima jogada do ponta, que limpou a marcação e cruzou para Luuk de Jong se esticar. O desvio fatal entrou aos 23 minutos. Num jogo com suas doses de confusão, o Ajax quase saiu com o empate pouco antes do intervalo, mas Mohamed Kudus acertou a trave. E os Boeren ampliaram na volta do segundo tempo, aos cinco minutos, num lance brigado de Luuk de Jong que Érick Gutiérrez definiu. Ainda houve um pênalti cancelado para a equipe de Ruud van Nistelrooy, que depois acertou o travessão em falta cobrada por Anwar El Ghazi. Foi somente aos 38 que os Ajacieden descontaram, com Lorenzo Lucca, de voleio. Era tarde.

O PSV fecha a rodada com 30 pontos, somando 10 vitórias em 13 partidas. O Ajax aparece logo atrás com 28 pontos. O Feyenoord mantém suas perspectivas de título em terceiro, com 27 pontos, ao derrotar o Volendam por 2 a 0. E a briga poderia ser mais acirrada, não fossem os tropeços de Twente e AZ. Em quarto, com 26 pontos, o Twente empatou por 1 a 1 com o Go Ahead Eagles. Já o AZ caiu para o quinto lugar, também com 26, ao ser batido pelo RKC Waalwijk por 3 a 1. A última rodada antes da pausa para a Copa do Mundo terá um importante PSV x AZ em Eindhoven.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo