Holanda

O Ajax assegura um dos melhores laterais da Eredivisie ao contratar Wijndal, jovem capitão do AZ

Wijndal disputou a Eurocopa com a seleção e era capitão do AZ aos 22 anos, tornando-se um bom negócio do Ajax nesta janela

O Ajax perdeu diversos jogadores importantes na atual janela de transferências, mas os reforços também começam a chegar. Nesta terça-feira, os Godenzonen confirmaram a contratação de um dos melhores laterais da Eredivisie. Com apenas 22 anos, Owen Wijndal disputou mais de 100 partidas pelo campeonato nacional e virou até mesmo capitão do AZ. O lateral esquerdo também acumula participações na seleção, presente na Euro 2020. É um investimento totalmente pertinente dos Ajacieden, e que nem sai tão caro assim, com o negócio fechado por €10 milhões. Assina até junho de 2027.

Wijndal chegou às categorias de base do AZ em 2010, quando tinha 10 anos de idade. O lateral fez sua formação inteira com os alvirrubros e também se profissionalizou por lá. Já são seis temporadas desde sua estreia na Eredivisie. Nas últimas três, o lateral se tornou titular absoluto e também um dos protagonistas da equipe. Com grande senso ofensivo, Wijndal possui bons números de assistências, chegando a dez na Eredivisie 2021/22. Além disso, a liderança permitiu que assumisse a braçadeira de capitão em abril de 2021.

Também na seleção dos Países Baixos, Wijndal é um nome bastante respaldado. O lateral esquerdo defende a Oranje desde o sub-15. São 48 partidas apenas pelas equipes de base, constando em todas as categorias. Já a primeira chance no elenco principal aconteceu em 2020, sob as ordens de Frank de Boer. O defensor participou da preparação à Eurocopa e até apareceu como titular nos jogos anteriores ao torneio, embora tenha ficado no banco para a fase final. Todavia, com problemas de lesão, só compareceu a uma convocação desde o retorno de Louis van Gaal.

O impacto no Ajax pode auxiliar Wijndal a firmar seu lugar na seleção rumo à Copa do Mundo. Daley Blind e Tyrell Malacia são concorrentes duros, especialmente pela preferência de Van Gaal ao primeiro, mas uma abertura com a lista ampliada para 26 nomes não parece absurdo. Mais importante, de qualquer forma, será disputar a Champions League regularmente e adicionar chances de título à sua carreira. Wijndal sobe de nível e poderá se provar numa equipe mais competitiva, assim como ganhará visibilidade para buscar objetivos maiores em sua carreira.

A tendência é que Wijndal seja titular no Ajax. Novo técnico do clube, Alfred Schreuder costuma atuar num 3-5-2 e poderá aproveitar a projeção do jovem rumo ao ataque. Será interessante, em particular, o entrosamento com Blind. O veterano foi mais utilizado como lateral esquerdo na última temporada, mas a tendência é que ocupe o lado esquerdo da trinca de zagueiros. Enquanto isso, Nicolás Tagliafico se vê com menos espaço em Amsterdã e já teve sua saída bastante especulada.

Wijndal é o segundo reforço do Ajax nesta janela de transferências, após a contratação de Steven Bergwijn. O clube precisará se mexer mais após perder Sébastien Haller, Ryan Gravenberch, Noussair Mazraoui, André Onana, Danilo Pereira e Brian Brobbey. Por enquanto, a aposta se concentra em jogadores que conhecem a Eredivisie e fizeram sucesso em outros clubes da liga. Até por esse contexto, Wijndal parece um negócio que dificilmente poderá dar errado.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo