Holanda

Holanda acaba com play-offs por vaga na LC

Os play-offs que definiam a segunda vaga holandesa para a Liga dos Campeões serão extintos na próxima temporada, confirmou nesta sexta-feira a federação nacional (KNVB). A partir de 2008/9, apenas uma das três vagas da Eredivisie para a Copa Uefa será disputada através de confrontos eliminatórios.

Atualmente, os times que terminam a temporada entre segundo e quinto lugar disputam semifinais e final para definir quem entra na terceira fase preliminar da LC. O campeão tem vaga garantida na fase de grupos da principal competição européia. Segundo a KNVB, a mudança foi exigida pelos clubes.

De acordo com o novo regulamento, o campeão e o vice irão automaticamente para a LC, e os times que terminarem em terceiro e quarto, além do vencedor da Copa da Holanda, terão vagas na Copa Uefa. As equipes colocadas entre quinto e oitavo disputam a última vaga, em confrontos com melhor de três jogos.

“Os clubes exigiram um ajuste no sistema de play-offs”, justificou a federação em comunicado. “A KNVB preferia manter o atual sistema. Até o fim da competição havia algo em disputa, e isso fez dos play-offs um sucesso em termos esportivos. O número de espectadores cresceu nos últimos anos, e para os clubes era comercialmente interessante que mais jogos fossem disputados”.

Os play-offs foram instituídos para a temporada 2005/6, e nas duas últimas edições o Ajax ficou com a vaga. O time de Amsterdã, no entanto, não conseguiu superar a terceira fase preliminar da LC nas duas ocasiões, ficando fora da fase de grupos e “caindo” para a Copa Uefa.

Vice-campeão de 2007/8, atrás do PSV, o Ajax terá de passar novamente pelos play-offs. A equipe enfrentará o Heerenveen em uma das semifinais. Do outro lado da chave, estão NAC Breda e Twente.

O novo formato foi aprovado apenas para a próxima temporada, e será avaliado logo a seguir.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo