Holanda

Gravenberch acertou um petardo nos acréscimos e garantiu a vitória suada que preservou a liderança do Ajax

O Ajax dominou o primeiro tempo contra o Cambuur e cedeu o empate no segundo, mas Gravenberch preservou a liderança com um golaço

O Ajax aguarda ansiosamente o reencontro com o Benfica pela Champions League, mas, antes disso, tinha compromisso pela Eredivisie. Os Godenzonen eram amplos favoritos no duelo com o Cambuur, contra quem enfiaram 9 a 0 no primeiro turno em Amsterdã, mas não teriam uma vitória tão fácil assim fora de casa. Pelo contrário, depois de abrirem dois gols de vantagem no primeiro tempo, os Ajacieden cederam o empate na segunda etapa. O triunfo por 3 a 2 se confirmou apenas nos acréscimos, com um golaço de Ryan Gravenberch, que já tinha dado duas assistências. Com os três pontos, o time de Erik ten Hag se garante na liderança por mais uma rodada.

O Ajax começou a partida no domínio e, logo aos três minutos, abriu o placar numa bola recuperada no campo de ataque. Gravenberch cruzou e Dusan Tadic estava sozinho no segundo pau para completar. Os Godenzonen seguiram confortáveis e empilhando chances, até o Cambuur acertar sua marcação e sair um pouco mais ao ataque. Aos 41, de qualquer maneira, veio o segundo dos visitantes. Gravenberch tabelou pela direita e cruzou rasteiro. Sébastien Haller girou bonito sobre a marcação e definiu para as redes.

O segundo tempo mudou de figura. O Cambuur fazia frente e tinha seus momentos de pressão no ataque, contra um Ajax em ritmo mais baixo. Issa Kallon descontou logo aos três minutos, aproveitando um escanteio para concluir na pequena área. Já aos 34, o empate surgiu num passe errado de Nicolás Tagliafico, que entregou o ouro dentro da área para Mitchell Paulissen, rolando para Patrick Joosten arrematar.

Foi apenas na reta final que o Ajax retomou a pressão e passou a martelar pela vitória. O empate, afinal, poderia permitir que o PSV voltasse a igualar a pontuação no topo da tabela. A solução seria garantida por Gravenberch, já aos 47. O meio-campista recebeu o passe recuado de Haller na intermediária e soltou um canudo. A bola beijou a trave antes de entrar, coroando a noite do jovem.

O Ajax abre a rodada com 63 pontos, cinco a mais que o PSV, que visita o Utrecht no domingo. A vitória pode ter sido apertada, mas pelo menos evita qualquer pressão sobre a equipe antes do confronto com o Benfica em Amsterdã. Já o Cambuur é o oitavo colocado, com 33 pontos. Não briga por vaga nas copas europeias, mas passa longe do risco de rebaixamento.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo