Holanda

Falta pouco: Ajax bate PSV em Eindhoven e dispara

No Philips Stadion, em Eindhoven, o grande clássico da rodada da Eredivisie abrilhantou a manhã de domingo. PSV e Ajax se enfrentavam e os donos da casa buscavam novamente alcançar os rivais na classificação. Graças ao tropeço do Feyenoord e do Vitesse, os Boeren puderam nutrir a esperança de retomar a liderança ainda neste fim de semana. Entretanto, a vitória por 3 a 2 confortou os comandados de Frank de Boer na ponta da tabela.

Desde o início, o equilíbrio marcou a partida. O Ajax exercia um domínio com a bola nos pés e encurralava a defesa adversária. Já o PSV, preferia atacar em velocidade, em passes diretos. Nenhum dos dois estava disposto a conceder uma polegada de território, especialmente os donos da casa, que precisavam dessa sobrevida em caso de vitória.

Sigthorsson abriu os trabalhos com um chutaço de perna esquerda, obrigando os mandantes a saírem ainda mais para o jogo, em busca da igualdade. O sufoco criado pelo meio campo e proporcionado por Lens, sozinho na frente, pareceu demais para a defensiva dos Godenzonen. Strootman fez grande jogada e deixou Lens na cara do gol para empatar.

No segundo tempo, muitos erros dos dois lados, e nervosismo no PSV. Pouco após a volta do intervalo, Eriksen arrumou um gol em assistência de Fischer e colocou os visitantes novamente à frente do placar. E lá estava o time de Dick Advocaat novamente em adversidade, a tônica da noite em Eindhoven.

Exército de um homem só

Lens estava determinado a dar os três pontos para a sua equipe, e como um leão partia em encontro aos defensores rivais. Em jogada ensaiada, o atacante deu números iguais ao clássico. Só não contava que Pieters iria entregar o ouro para Boerrigter, que o acompanhou na corrida e não conseguiu afastar a bola. Partindo para o tudo ou nada, Advocaat sacou alguns defensores e investiu em ajudantes para Lens, que já havia cansado há muito tempo.

Pouco antes do apito final, ficou claro quem é que merece estar perto do título. Dominando do meio campo para frente, o Ajax quase matou o jogo com dois ou três ataques. Sem precisar administrar tanto a sua posse, os Godenzonen executaram um ótimo trabalho de marcação e não sofreram tanto na faixa final do confronto.

Agora o Ajax lidera com folgas marcando 66 pontos, cinco na frente do Vitesse, segundo colocado e com 61. Em terceiro, o PSV soma 60 e deve dar adeus às chances de conquistar o título.

Confira os resultados da 30ª rodada do Campeonato holandês:

Sexta-feira, 12/04
Venlo 2×2 Zwolle

Sábado, 13/04
Roda 3×3 Vitesse
Heracles 0x2 Groningen
Breda 2×0 NEC Nijmegen
Den Haag 1×3 Twente

Domingo, 14/04
Heerenveen 3×2 Willem
Waalwijk 1×1 Feyenoord
AZ Alkmaar 6×0 Utrecht
PSV 2×3 Ajax

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo