Holanda

É campeão! Goleada por 4 a 0 sobre o Emmen confirma 35º título da Eredivisie ao Ajax

Ajacieden conquistam bicampeonato dois anos após última conquista, já que disputa da temporada passada foi anulada

Um empate bastaria ao Ajax para a confirmação do título da Eredivisie, mas os Ajacieden estavam a fim de uma jornada marcante – e conseguiram. Diante do Emmen, que briga contra o rebaixamento e vinha de três vitórias seguidas, a equipe de Erik ten Hag deu show e, com gols de Timber, Haller, Rensch e Klaassen, golearam por 4 a 0, garantindo o bicampeonato.

O grito de campeão estava entalado na garganta do Ajax, que na temporada passada brigava ponto a ponto com o AZ e, a nove rodadas do fim, viu o campeonato ser anulado devido à pandemia do Coronavírus. O triunfo deste domingo é então um raro caso de bicampeonato nacional com intervalo de dois anos entre cada conquista.

A campanha do Ajax rumo ao título foi incontestável, com 25 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas nos 31 jogos feitos até aqui. Com 93 gols marcados e 21 sofridos, os Ajacieden têm também os melhores ataque e defesa da competição, podendo ainda melhorar seus números nas três rodadas finais.

O título foi a maneira perfeita de encerrar uma semana positiva que incluiu o treinador Erik ten Hag reforçando seu compromisso com o clube e sua vontade de continuar no comando da equipe ao desconversar sobre o interesse do Tottenham e assinar uma renovação de contrato até 2023. “Sei com quem estou trabalhando, sei quais são as ideias, quais são os objetivos que temos. Estou feliz aqui, ocupado onde estou, que é o Ajax. É aqui que estão minha cabeça e meu coração”, afirmou o comandante.

Com a 35ª conquista, o Ajax aumentou a distância para o rival PSV Eindhoven no ranking de maiores vencedores da Eredivisie para 11 títulos, reforçando seu status de maior clube dos Países Baixos.

Se a nível continental o Ajax decepcionou e ficou no meio do caminho tanto na Champions League quanto na Liga Europa, caindo na fase de grupos da primeira e nas quartas de final da segunda, a nível doméstico o ano não poderia ter sido melhor. Duas semanas atrás, diante do Vitesse, o Ajax conquistou a KNVB Beker, copa local, com vitória por 2 a 1 que teve David Neres como protagonista, marcando o gol do título nos acréscimos.

O desafio na temporada seguinte será manter a espinha dorsal da equipe e garantir a continuidade de seus melhores jovens jogadores para buscar resultados superiores nas competições europeias. Ainda que o assédio seja significativamente menor que aquele do rescaldo da campanha semifinalista na Champions em 2018/19, os maiores clubes do continente estão sempre de olho na fábrica de talentos do Ajax.

A hora de pensar nisso chegará, mas não é agora. Por enquanto, com a dobradinha garantida, o momento é de comemorar, e os Ajacieden sabem fazer isso em grande estilo, como ficou mais uma vez comprovado na celebração que tem se tornado tradicional na Johan Cruyff Arena: da “varanda”, cantando com seus torcedores.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo