Depois de tantas perdas na janela, o PSV preenche um pouco as lacunas com Thorgan Hazard
Thorgan Hazard queria mais minutos em campo e o Borussia Dortmund emprestou o ponta ao PSV

O PSV lucrou na atual janela de transferências, mas também sofreu perdas enormes. Cody Gakpo é o negócio mais sentido, pela importância que tinha na equipe e pela temporada que fazia na Eredivisie. Noni Madueke e Philipp Max também fizeram as malas, deixando o elenco com menos recursos. Mas pelo menos uma novidade pintou nesta terça-feira de fechamento, com o anúncio de Thorgan Hazard. O ponta será uma solução temporária, emprestado pelo Borussia Dortmund até o final da temporada. Era desejo do próprio belga deixar o Signal Iduna Park momentaneamente, para voltar a atuar com frequência.
Uma das virtudes de Thorgan Hazard é a sua versatilidade. O belga pode funcionar tanto como um ponta quanto como um ala pela esquerda, assim como por vezes é utilizado na ponta direita. De maneira limitada, consegue preencher um pouco as lacunas deixadas pelas vendas, especialmente pensando nas saídas de Gakpo e Max pelo lado esquerdo. Não chega como substituto incontestável de nenhum dos dois, mas reduz um pouco a sensação de que o elenco está com opções escassas.
Aos 29 anos, Thorgan Hazard também possui como outra virtude a longa experiência como profissional. O belga começou no Lens e passou brevemente pelos reservas do Chelsea, em negócio amarrado pelo irmão Eden. Entretanto, cresceu na carreira por seus próprios passos, inicialmente no Zulte Waregem. Depois de duas temporadas no Campeonato Belga, o ponta passou cinco anos no Borussia Mönchengladbach e fez ótimas campanhas com o clube. Foram 46 gols e 44 assistências pelos Potros em 182 partidas.
O Borussia Dortmund pagou €25,5 milhões em Thorgan Hazard. O ponta fez uma boa temporada de estreia, em que manteve o nível visto no Gladbach. Mas, com lesões recorrentes, não conseguiu ser o mesmo jogador nos últimos dois anos e meio. Transformou-se mais em um curinga dentro do elenco, mas não com a importância que se imaginava. Atualmente os aurinegros possuem alternativas melhores para as pontas e mesmo improvisado na lateral ele não vinha sendo usado. Das 21 partidas que disputou na temporada, só cinco foram como titular.
O PSV garantirá bem mais minutos para Thorgan Hazard. Não surpreenderá se o belga recuperar um pouco de sua eficiência e ganhar importância dentro do elenco dos Boeren. Vai ser importante, diante de tantas perdas no time. Xavi Simmons foi deslocado para a ponta esquerda nos últimos jogos, mas rende melhor centralizado. Hazard pelo menos diminui essa necessidade, embora permaneça a noção de que os Boeren se enfraqueceram em relação ao primeiro turno. Ganharam mais de €80 milhões em vendas nesse inverno, mas o dinheiro só deve ser reinvestido na temporada que vem. O outro reforço desta janela, o atacante Fábio Silva, também chegou por empréstimo.
Bienvenue @HazardThorgan8 ??#AnnounceThorgan pic.twitter.com/huPdFSQQHK
— PSV (@PSV) January 31, 2023