Holanda

Cruyff será responsável por reestruturação do Ajax

Johan Cruyff vai comandar uma reestruturação do departamento técnico do Ajax, anunciou o time holandês nesta quarta-feira. O ex-jogador e ex-técnico da equipe foi apontado para chefiar o projeto durante uma reunião do conselho do clube, do qual faz parte como membro honorário.

A reunião foi convocada para discutir um relatório sobre o mau desempenho do clube nos últimos dez anos – período em que o time conquistou três títulos da Eredivisie, contra seis do rival PSV.

“Cruyff foi convidado a reformular a política técnica do Ajax, e indicou que estava pronto para fazê-lo”, diz o Ajax em seu site oficial. A nota explica ainda que o atual conselho diretor do clube, formado pelo presidente John Jaakke, o secretário técnico Hennie Henrichs e o diretor financeiro Joop Saan, deixará o cargo quando a reestruturação estiver completa, ainda antes do fim da atual temporada.

Atualmente, o Ajax ocupa a segunda posição na Eredivisie, nove pontos atrás do PSV. Nesta temporada, o time teve seu pior desempenho europeu em duas décadas, caindo na fase preliminar da Liga dos Campeões e na primeira fase da Copa Uefa.

Cruyff, de 60 anos, teve duas passagens pelo Ajax como jogador – de 1964 a 1973 e de 1981 a 1983. No primeiro período, ajudou o time a se sagrar tricampeão europeu, entre 1971 e 1973, quando se transferiu para o Barcelona. Como técnico, ele comandou o Ajax em duas temporadas, de 1986 a 1988, e se sagrou campeão da Recopa européia em 1987.

O período de mais sucesso na carreira de treinador, no entanto, foi vivido à frente do Barcelona, onde conquistou o título europeu em 1992 e o tetracampeonato espanhol, de 1991 a 1994.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo