Holanda

Com um tempo para cada time, Ajax e PSV empataram no movimentado clássico em Amsterdã

Mais uma vez, Ajax e PSV disputam palmo a palmo a liderança da Eredivisie – com Feyenoord e Vitesse tentando se meter na briga. Assim, o duelo entre os dois primeiros colocados teria caráter fundamental neste domingo, dentro da Johan Cruyff Arena. Nenhum dos lados conseguiu sair com a vitória decisiva, mas garantiram um interessante empate por 2 a 2. O PSV dominou o primeiro tempo e parecia pronto a sair com a vitória, ao abrir dois gols de vantagem. No entanto, o Ajax voltou melhor do intervalo e evitou o prejuízo ao arrancar a igualdade na etapa complementar. Segue tudo aberto no campeonato na reta final do primeiro turno.

O PSV abriu o placar com dois minutos, numa linda jogada. Após o passe em profundidade, Donyell Malen fez mágica ao dar o toque com calcanhar e encobrir a defesa. O lance colocou Eren Zahavi na cara do gol e o atacante tirou do alcance de André Onana. A combinação se repetiria com um pouco menos de estilo no segundo gol, anotado aos 21. Os Boeren pressionaram a saída de bola do Ajax e, após o desarme sobre Antony, partiram em velocidade. Zahavi tabelou com Malen e recebeu de volta na área para estufar as redes mais uma vez.

O Ajax despertou e melhorou na metade final do primeiro tempo. Dusan Tadic deu o primeiro aviso ao carimbar a trave. O gol, porém, aconteceu depois. Aos 40, os Godenzonen brigaram pela bola na entrada da área, até Tadic receber na esquerda. O camisa 10 deu uma caneta em Denzel Dumfries e cruzou rasteiro. No meio da área, Quincy Promes definiu de primeira para marcar. Foi uma primeira etapa bastante movimentada não apenas pelos gols, mas também pela intensidade imprimida pelos dois times.

Na volta do intervalo, Erik ten Hag promoveu a estreia de Sébastien Haller, anunciado no meio da semana como reforço do Ajax. E o centroavante parecia se transformar em um talismã, ao balançar as redes logo aos cinco minutos. Porém, o VAR anulou o lance por impedimento. O empate saiu mesmo aos 20. Haller teve participação no lance, ao receber a bola na área e girar no pivô. Antony estava ao seu lado e recebeu o passe, antes de mandar o chute no canto. Apesar dos Ajacieden seguirem melhores, as oportunidades se tornaram mais escassas à virada.

O Ajax encerra a rodada com 35 pontos. O PSV, logo abaixo, soma 34. Feyenoord e Vitesse aproveitaram o final de semana para diminuir a diferença em relação aos líderes, ambos com 32 pontos. O Feyenoord venceu o dérbi contra o Sparta Roterdã por 2 a 0, enquanto o Vitesse superou o Heracles também por 2 a 0.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.