Clássico da tristeza: Ajax elimina Feyenoord e vai à final em jogo marcado por objeto atirado em campo
Jogo pela Copa da Holanda teve objeto atirado em campo que causou ferimento na cabeça de Davy Klaassen

O clássico de maior rivalidade dos Países Baixos teve um capítulo de tristeza nesta quarta-feira. O Ajax venceu o Feyenoord por 2 a 1 e avança à final da Copa da Holanda. O jogo, infelizmente, fica marcado por um episódio de violência. Aos 15 minutos do segundo tempo, em uma briga que acontecia em campo entre Dusan Tadic e Orkun Kökçü, um objeto foi atirado da arquibancada e acertou a cabeça de Davy Klaassen, que teve um ferimento na cabeça.
O duelo marcava o terceiro confronto da temporada entre os dois rivais. O Feyenoord lidera o Campeonato Holandês e conseguiu ampliar a vantagem e ficar perto do título depois de uma vitória por 3 a 2 sobre o rival em plena Johan Cruyff Arena, em Amsterdã, no dia 19 de março. No confronto do primeiro turno, os times ficaram no empate por 1 a 1. Este, então, acabou sendo um confronto para o Ajax ao menos tentar dar o troco em outra competição.
Desde o começo do jogo houve problemas. Logo que saiu o apito inicial, os torcedores soltaram diversos sinalizadores que soltaram muita fumaça, o que obrigou o árbitro a parar o jogo por alguns minutos. Depois do incidente que feriu Davy Klaassen, já no segundo tempo, o árbitro Allard Lindhout interrompeu a partida e os jogadores entraram nos vestiários. O assistente técnico do mandante Feyenoord, John de Wolf, se dirigiu aos torcedores presentes no Estádio De Kuip e pediu que os torcedores se acalmassem.
O jogo mesmo teve o primeiro gol aos 14 minutos, com Dusan Tadic abrindo o placar para o Ajax. Em cruzamento para a área, a defesa do Feyenoord se atrapalhou e a bola sobrou para o camisa 10 dentro da área para finalizar no canto e marcar 1 a 0. O empate veio ainda no primeiro tempo. Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Alireza Jahanbakhsh cruzou da direita e o centroavante Santiago Giménez cabeceou livre para empatar o jogo em 1 a 1.
No início da segunda etapa, logo aos cinco minutos, o Ajax fez o segundo gol. Tadic passou para Steven Bergwijn, que finalizou, o goleiro defendeu e o próprio atacante pegou o rebote e tocou para trás, onde Tadic finalizou, a bola tocou na defesa, subiu e Davy Klaassen finalizou no alto, de coxa, para colocar no fundo da rede: 2 a 1.
Foi então que aconteceu o incidente lamentável. Klaassen foi atingido por um objeto, que aparentemente era um isqueiro. Sua cabeça começou a sangrar e o árbitro interrompeu o jogo. Quando os times voltaram a campo, Kaassen tentou continuar a campo, mas caiu no gramado e logo foi substituído. O Feyenoord também fez mudanças, tentando chegar ao gol de empate.
Santiago Giménez teve uma boa chance, aos 25 minutos, mas acabou finalizando de voleio por cima do gol. Aos 40 minutos, novamente Giménez teve a chance em um cruzamento para a área em cobrança de falta de Orkun Kökçü, mas a bola tocou na trave.
Já aos 50 minutos, Kenneth Taylor deu uma entrada muito dura no círculo central, tomou o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Assim, o Ajax terminou o jogo com um jogador a menos naqueles minutos finais. O Ajax, no final, comemorou a classificação à final da Copa da Holanda, eliminando assim o time que lidera da Eredivisie. A final será no dia 30 de abril contra o PSV, outro clube com quem o Ajax tem uma rivalidade acirrada.