Holanda

Ajax visita o AZ em confronto direto e que pode mostrar que crise acabou (ou quase isso)

Ajax e AZ estão separados por apenas três pontos e fazem confronto direto decisivo na Eredivisie

A crise que o Ajax se enfiou no começo da temporada não passou, é claro, mas foi ao menos amenizada, já que o tradicional time de Amsterdã pelo menos deu uma subida na tabela e, hoje, não luta mais contra o rebaixamento, como foi ao longo de 2023. E, agora, para provar que os tempos ruins passaram e, mais do que isso, se consolidar em uma posição melhor na tabela, a equipe viaja para enfrentar o AZ Alkmaar, time logo acima na classificação no Campeonato Holandês.

Após se classificar para as oitavas de final da Conference League, competição que disputa por conta de sua pífia participação na Liga Europa, o Ajax volta novamente suas atenções à Eredivisie, na qual é atualmente o quinto colocado. Se o Campeonato Holandês terminasse hoje, a equipe de Amsterdã estaria se classificando apenas para os playoffs da Liga Europa, não tendo sequer garantida sua presença na fase de grupos da competição europeia.

Já o AZ Alkmaar, atualmente o quarto colocado da Eredivisie, estaria indo diretamente para a fase de grupos da segunda mais importante competição entre clubes europeus. Bastante para quem, assim como o Ajax, deu vexame na primeira metade da temporada e, em terceiro em sua chave, acabou sendo eliminado ainda na fase de grupo da Conference League. Vencer hoje pode significar ao AZ um vislumbre de voltar ao G3, tomando a vaga que hoje é do Twente, cinco pontos à frente, e, assim, disputar os playoffs de qualificação da Champions League.

Como o Ajax chega para o jogo contra o AZ Alkmaar

A vitória por 2 a 1 fora de casa contra o Bodø/Glimt, da Noruega, pela Conference League, encerrou mais uma fase ruim entre as muitas que o Ajax viveu no meio desta temporada. A equipe passou quatro jogos, entre Eredivisie e a competição europeia, sem uma vitória sequer, com três empates e uma derrota. Agora, tenta trazer as vitórias de volta ao Campeonato Holandês, vislumbrando empatar em pontos com o adversário desta tarde.

Para tal, o Ajax tem como um de seus poucos destaques na temporada o atacante holandês Brian Brobbey, promessa comentada há anos no futebol da Holanda e que, nesta edição da Eredivisie, apesar das muitas adversidades, tem conseguido bons números. São 14 gols para Brobbey no Campeonato Holandês até aqui, o que faz dele o artilheiro do Ajax e responsável por praticamente um terço dos gols da equipe na competição.

Como o AZ Alkmaar chega para o jogo contra o Ajax

Para o AZ Alkmaar, 2024 não tem sido um ano lá muito agradável. O time avançou na Copa da Holanda apenas nos pênaltis no jogo contra o Quick Boys, equipe amadora, é só conseguiu sua primeira vitória efetiva do ano na última rodada que disputou na Eredivisie, quando bateu o Fortuna, fora de casa, por 2 a 1. O desempenho rendeu uma clara queda no Campeonato Holandês, no qual o time esteve a maior parte do tempo se classificando para a Champions League.

A esperança de melhora do AZ Alkmaar reside praticamente toda nos pés do atacante grego Vangelis Pavlidis, de 25 anos. Um dos principais goleadores da Europa na temporada, ele tem 21 gols feitos nas 22 partidas que disputou na Eredivisie neste ano, o último deles justamente contra o Fortuna, na retomada de vitórias do AZ no Campeonato Holandês.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo