Holanda

Árbitro teve sensibilidade e não deu cartão a Nathan, que homenageou a Chape na Holanda

O meio-campista brasileiro Nathan, do Vitesse, fez um gol no Campeonato Holandês contra o PEC Zwolle e tirou a camisa para homenagear a Chapecoense. Foi o terceiro gol da vitória do Vitesse por 3 a 1. O que chamou a atenção foi a decisão do árbitro da partida, Jochem Kamphuis, de 30 anos, que decidiu não dar cartão amarelo ao jogador.

LEIA TAMBÉM: ‘Vamos vamos Chape’: Atlético Nacional faz mais homenagens e avança no Clausura

“De acordo com as regras, eu tinha que dar um cartão amarelo a ele, mas eu decidi que eu não faria isso”, afirmou Kamphius ao canal Fox Sports da Holanda. “Eu acho que todo mundo entende que é um acontecimento terrível. É especial para o garoto [Nathan], que ele possa marcar um gol hoje. Eu poderia realmente dar um cartão amarelo a ele?”, explicou o árbitro, mostrando uma enorme sensibilidade.

Perguntado sobre punição, o árbitro disse que espera ver o que a KNVB (Federação Holandesa de Futebol) tem a dizer sobre o caso. “Eu não sei, eu vou ouvir o que eles têm a dizer”, declarou Kamphuis. “Claro que me interessa o que eles acham sobre isso, mas eu acho que foi a melhor decisão”.

Uma questão, na verdade, de bom senso. É um momento de solidariedade no mundo, um jogador brasileiro se emocionou por fazer um gol no fim de semana depois da maior tragédia brasileira no esporte.

Nathan tem 20 anos e está emprestado ao Vitesse pelo Chelsea. Ele foi contratado em 2015, vindo do Atlético Paranaense.

Veja mais da nossa cobertura da tragédia da Chapecoense

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo