Holanda

Ajax derrete troféu da Eredivisie para transformá-lo em estrelinhas e presentear donos de carnê de temporada

Ajacieden vão distribuir mais de 42 mil estrelinhas, cada uma com 0,06 gramas da Salva de Prata original

A Eredivisie foi um dos raros campeonatos que, na temporada passada, optou por não seguir em frente e nem mesmo declarar seu campeão após a interrupção por causa da pandemia. Assim, o Ajax foi o primeiro a levar a Salva de Prata numa campanha atípica de arquibancadas vazias em 2020/21. E os Godenzonen tiveram uma baita ideia para homenagear seus fiéis torcedores que compram o carnê de temporada. O troféu foi derretido pelo próprio clube, para que o metal seja moldado como estrelinhas, que serão distribuídas a essa parcela da torcida.

Ao todo, foram produzidas 42.390 estrelas para os torcedores. As peças de metal possuem 3,45 gramas cada, sendo 0,06 gramas saídas do troféu original. A própria empresa que produz a Salva de Prata da Eredivisie se encarregou de fabricar as estrelinhas. Cabe dizer que, diante da ideia, a federação local resolveu abrir uma exceção e dar um segundo troféu ao Ajax, para que o clube ainda mantivesse a Salva de Prata referente a 2020/21 na sala de taças.

Diretor do Ajax, o ídolo Edwin van der Sar comentou a iniciativa: “Com arquibancadas vazias, sem torcedores no estádio, a temporada de 2020/21 foi extremamente estranha. Os torcedores e os funcionários sentiram falta disso. Mas, no fim, conseguimos nos tornar campeões. Isso nos fez pensar: por que não podemos dividir esse troféu? E falávamos realmente em dividir o troféu. Tantos torcedores fizeram parte do sucesso do clube, o 35° título nacional. Eles vão ganhar uma pequena parte do troféu, como agradecimento e valorização do apoio”.

“Mesmo com os estádios vazios, temos sentido o apoio da torcida todas as semanas. No caminho para o estádio, nas redes sociais e em nossos contatos pessoais. Quando falamos ‘este titulo é para vocês’, estávamos expressando que a conquista era para a torcida, mas compartilhar o troféu é a prova definitiva do que realmente somos”, complementou Van der Sar.

O capitão Dusan Tadic também falou sobre a ação: “Jogar num estádio vazio não se compara com a atmosfera na Johan Cruyff Arena. Realmente sentimos muita falta dos nossos torcedores durante a última temporada aqui em Amsterdã. Portanto, queremos dedicar este título à nossa torcida e não podemos esperar para jogar diante deles novamente”. Das 32 partidas disputadas pelo Ajax até o momento na Eredivisie, quatro tiveram público, três no início na campanha e uma na reta final. Por conta das restrições da pandemia, porém, o número de presentes não passou dos 15 mil na Johan Cruyff Arena.

Abaixo, o vídeo, estrelado pelos jogadores e por Marc Overmars:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo