Holanda

Ajax aproveita tropeços de rivais e amplia liderança

Faltando seis rodadas para o fim da Eredivisie, o Ajax deu um bom passo para buscar o bicampeonato. Jogando em casa, a equipe não tomou conhecimento do NEC e aplicou um sonoro 4 a 1, com direito a ótima atuação de Viktor Fischer. A equipe de Amsterdam aproveitou ainda um empate do PSV contra o Roda para ficar mais tranquila na liderança.

Logo no primeiro tempo, os Ajacieden definiram a partida. Com 21 minutos de jogo, Viktor Fischer abriu o placar e, aos 25, o zagueiro Rens van Eijden marcou contra. Com o 2 a 0 no marcador, o Ajax foi para cima, teve um gol bem anulado de Siem De Jong, que estava impedido, mas ampliou na segunda etapa.

Aos 32 minutos, Fischer marcou um dos mais belos gols do campeonato, ao encobrir o goleiro Gabor Bábos com um chute colocado, de fora da área. Logo após o golaço do dinamarquês de 18 anos, o NEC marcou seu gol de honra, com Nick van der Velden, completando cruzamento. Para fechar a conta, o atacante Ryan Babel deixou o seu aos 36 minutos e deu a folgada vitória ao Ajax.

O Ajax comemorou o tropeço do PSV, algumas horas antes. Visitando o Roda, em Kerkrade, a equipe de Eindhoven teve a vitória nas mãos, mas a deixou escapar nos minutos finais. Depois de sair atrás no marcador, graças a gol de Frank Demouge, o PSV virou, com dois gols de Ola Toivonen. No entanto, aos 42 minutos do segundo tempo, o sírio Sanharib Malki, capitão do Roda, marcou o gol que definiu o empate e frustrou os Boeren.

Quem também agradeceu pelo empate entre Roda e PSV foi o surpreendente Vitesse. A equipe venceu o Zwolle por 2 a 1, com gols do artilheiro Wilfried Bony (26 gols na Eredivisie) e do japonês de origem holandesa Mike Havenaar, e se juntou à briga pelo título. Já o Feyenoord perdeu a chance de continuar colado no Ajax depois de perder por 2 a 0 para o Heerenveen, com dois gols nos minutos finais da partida.

Com os resultados, o Ajax tem 60 pontos e ocupa a liderança da Eredivisie. Logo atrás vem PSV, em 2º, com 57 pontos, seguido pelo Vitesse, que tem os mesmos 57. Em 4º, o Feyenoord tem 56 e ainda sonha ao menos com uma vaga na Liga dos Campeões. Daqui a duas semanas PSV e Ajax se enfrentam, em Eindhoven, em uma partida que promete fortes emoções e pode decidir o campeonato.

Confira os jogos da 28ª rodada da Eredivisie:

Sábado, 30/mar
Twente 1×1 NAC Breda
Utrecht 2×1 VVV-Venlo
Willem II 1×2 Groningen
Heerenveen 2×0 Feyenoord

Domingo, 31/mar
Roda JC 2×2 PSV
Heracles 1×2 AZ Alkmaar
RKC Waalwijk 4×0 ADO Den Haag
Vitesse 2×1 Zwolle
Ajax 4×1 NEC

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo