Holanda

A loucura tomou conta do gramado em Alkmaar, num AZ 5×5 Utrecht de três viradas no placar

AZ e Utrecht fizeram um jogo completamente insano pela Eredivisie, com direito a tripletas aos artilheiros Douvikas e Pavlidis

A Eredivisie vivencia sua temporada mais aberta dos últimos anos. São pelo menos cinco times na luta pela liderança, em disputa frenética nas últimas rodadas, sobretudo pelas quedas de PSV e Ajax. O AZ está no bolo, ocupando a vice-liderança. Mas se o empate com o Utrecht neste sábado impediu que os alvirrubros tomassem a primeira colocação provisoriamente, pelo menos garantiu uma tremenda diversão ao público holandês: o placar se encerrou num catártico 5 a 5. Os gregos Vangelis Pavlidis e Anastasios Douvikas protagonizaram a loucura, com uma tripleta para cada, em noite de três viradas em Alkmaar até o empate final.

De início, o Utrecht surpreendeu ao abrir dois gols de vantagem no placar. Douvikas anotou o primeiro num contra-ataque aos 12 minutos e também o segundo, aos 16, em mais um avanço rápido de sua equipe após recuperar a bola. O AZ acordou aos 20, quando Maxim Dekker descontou. Na sequência, Pavlidis providenciou a virada. O centroavante puniu um erro de saída de bola dos oponentes aos 31 e marcou outro aos 35, ao matar no peito e fuzilar. De qualquer maneira, havia tempo suficiente antes do intervalo e o Utrecht empatou novamente aos 40, com Nick Viergever.

O segundo tempo ficou longos 20 minutos sem gols, apesar de um tento anulado de Douvikas por impedimento. Contudo, o grego logo faria mais um para valer e completou sua tripleta num lance de oportunismo, que recolocou o Utrecht na frente aos 20. O AZ não deixou barato e Mees de Wit igualou aos 25, num tiro no canto. O Utrecht quase fez o quinto antes, mas parou na trave com Mark van der Hoorn. Isso até que Pavlidis reaparecesse aos 33 e também assinasse seu hat-trick num voleio, na terceira reviravolta no marcador. Contudo, os visitantes não mereciam a derrota. O Utrecht deu números finais ao festival de gols aos 35, logo na saída de bola. Na raça, Sander van de Streek trombou com o goleiro Mathew Ryan e marcou de cabeça.

A partida terminou com 39 finalizações, 18 delas no alvo. Além da ofensividade, os times também tiveram uma boa dose de eficiência. O AZ chega aos 40 pontos, mas pode ver o Feyenoord abrir quatro pontos de vantagem na sequência da rodada. Pelo menos não corre risco de perder a segunda posição. Já o Utrecht está na briga pelas copas europeias, em sétimo, com 30 pontos. Na artilharia, Douvikas assumiu o topo da lista com 10 gols. Pavlidis aparece logo abaixo com nove, igualado também a Cody Gakpo e Xavi Simons.

https://youtu.be/SRSLOtDTARM

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo