Futebol Feminino enfim chegará ao Football Manager a partir do FM25
Como parte de uma revolução que será feita no FM25, que será lançado no fim do próximo ano, o futebol feminino será finalmente integrado ao mais famoso jogo manager do mundo
Quando o Football Manager anunciou em 2021 a inclusão do futebol feminino, mas não deu uma data, havia uma grande expectativa de quando isso poderia acontecer. Quase dois anos depois, temos uma data: o futebol feminino chegará ao jogo manager de futebol mais famoso do mundo no Football Manager 2025, que será lançado no fim de 2024.
É parte de um processo longo de mudanças anunciadas pela Sports Interactive no site do jogo, que terá uma edição comemorativa de 20 anos no FM24 e passará por uma revolução completa no FM25. O futebol feminino é uma dessas muitas mudanças pela qual a série Football Manager passará. O FM24, que será lançado ainda este ano, será o último desta plataforma, antes de uma reformulação geral, de gráficos a interface, passando por outros aspectos também, que serão feitos no FM25.
Futebol feminino a partir do reformulado FM25
“O ciclo do FM25 verá a longamente aguardada introdução do futebol feminino na série Football Manager. Antes de entrar em detalhes, quero reconhecer que desde que anunciamos nosso compromisso de introduzir o futebol feminino em julho de 2021, não demos mais atualizações públicas sobre o projeto, o que gerou especulações e alguma frustração”, afirma Miles Jacobson, diretor do Football Manager, no anúncio, feito no site do jogo.
“Os fatos são que nós fizemos um progresso realmente bom em algumas áreas, o que inclui pesquisa, o motor do jogo e tradução. Mas em outras áreas não houve avanços o suficiente, muitos deles são questões legais. O futebol feminino merece ser o melhor que pode quando for lançado e o novo motor gráfico irá ajudar a entregar isso”, continua Jacobson.
“Nos apoiando a trazer este projeto à vida estão algumas pessoas chave dentro do futebol feminino, que são apaixonadas em nos ajudar a entregar a experiência mais autêntica possível. Estamos ansiosos para anunciar alguns deles em um futuro blog de atualização de desenvolvimento”, continuou o diretor de FM.
Como será o futebol feminino no Football Manager?
Um dos tópicos importantes é entender como funcionará o futebol feminino. Desde 2021, a Sports Interactive deixou claro que não haverá um “modo futebol masculino” e “modo futebol feminino” separadamente. Você poderá transitar de um time masculino para um feminino e vice-versa, assim como acontece na vida real.
“NÃO temos nenhum interesse em fazer uma versão independente do futebol feminino do FM. O que estamos fazendo é adicionar o futebol feminino no FM. Um esporte, um jogo. Os jogadores de FM poderão se mudar de dirigir um time masculino para um time feminino e voltar. O futebol feminino será parte do mundo vivo e pulsante que constitui cada um dos seus saves de FM; este mundo será apenas muito maior e um pouco mais variado”, explicou Jacobson em 2021.
“Nós também sabemos que adicionar o futebol feminino ao Football Manager irá custar milhões e que o retorno a curto prazo que entrega será mínimo. Mas esse não é o ponto”, afirmou o diretor. “Não há como esconder que atualmente existe um teto de vidro para o futebol feminino e queremos fazer o que pudermos para ajudar a quebrá-lo. Acreditamos na igualdade para todos e queremos ser parte da solução”.
“Nós sabemos que nossa voz é muito poderosa e nós podemos usar isso para o bem. No longo prazo, conforme o futebol feminino cresça em popularidade, as recompensas financeiras podem vir, mas no momento, nós estamos embarcando nesta jornada porque sabemos que é a coisa certa a se fazer”, justifica Jacobson.
Como comprar Football Manager no Brasil?
O jogo Football Manager não é vendido no Brasil oficialmente desde 2017 por problemas de licenciamento, mas não significa que não seja possível comprar no Brasil de forma completamente legalizada. Você pode comprar o Football Manager 2023 no Brasil tanto no PC, Xbox ou Nintendo Switch com tranquilidade. A versão para Playstation 5 exigirá que você tenha uma conta no exterior para conseguir comprar, mas também é possível, mas dá mais trabalho.