A seção ‘Conheça o jogador’ foi recriada como parte das metas do nosso Apoia.se. Desta vez, subvertendo o nome para ter uma jogadora. Graças aos nossos apoiadores, conquistamos vários objetivos e este é um deles. Seja um apoiador e nos faça cumprir ainda mais metas! Apoia.se/trivela
Campeã do Paulista e da Libertadores já em sua primeira temporada pelo Corinthians, Tamires Dias proporcionou belas assistências e mostrou que sua capacidade ofensiva é tão importante quanto sua habilidade defensiva. Destaque na Copa do Mundo da França, a lateral esquerda titular da seleção é uma das jogadoras mais talentosas do futebol brasileiro. Quem vibra com os lances da atleta dentro de campo não sabe que a própria Tamires achava que sua carreira teria fim aos 21 anos de idade — em um momento crucial de crescimento profissional.
Em 2009, ao realizar exames de rotina, descobriu estar gravida. “Eu não esperava e achava que o futebol tinha acabado para mim. E também ouvi de pessoas que meu sonho tinha acabado, que eu só ia ser mãe”, contou a jogadora. A mineira decidiu dar uma pausa no futebol para poder cuidar do filho. Como todo hiato tem um fim, Tamires voltou aos gramados definitivamente três anos e meio após o nascimento de seu filho Bernardo, para jogar no Centro Olímpico de São Paulo. Sua vida não seria mais a mesma depois disso.
“Essa menina tem potencial”
Natural de Caeté, Minas Gerais, a lateral esquerda teve os primeiros contatos com a bola brincando com os irmãos e amigos na pequena cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. Aos 11 anos, um episódio marcou a vida da jogadora.
“Um dia eu estava jogando bola com os meus primos em Caeté, até que um senhor me viu, o Lelé, e falou: ‘Essa menina tem potencial’. Isso aconteceu quando brincava ao lado de fora do ginásio poliesportivo”. Depois desse dia, Tamires começou a fazer parte do time de futsal da cidade.
Seguindo o sonho, foi morar com a tia em São Paulo. Na época, defendia o Tiger quando teve a oportunidade de fazer um teste no Juventus e passou. Aos 20 anos, deu início a sua trajetória no campo, jogou pelo time paulista em 2004 e 2005. A partir de então, teve passagens pelo Santos, Charlotte Eagles (EUA) e Ferroviária.
Volta aos gramados e seleção brasileira
Quando Bernardo nasceu, Tamires optou abrir mão do futebol por um tempo e acompanhar o esposo — também jogador profissional na época. Devido a uma proposta de seu marido César, para jogar em São Bernardo, Tamires acreditou ser um bom momento para voltar a jogar, já que estava em São Paulo — local onde se concentravam as melhores oportunidades da época. Fez teste no Centro Olímpico e passou. Aos 25 anos de idade, Tamires estava de volta aos gramados.
Dois meses depois do retorno, a jogadora foi convocada para a Seleção para jogar um torneio na Suíça. Já participou da Copa América no Equador em 2014, Copa do Mundo no Canadá em 2015. Além disso, foi ouro no Pan-Americano de Toronto ainda em 2005.
A lateral também participou dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, da Copa América do Chile no ano de 2018 e da Copa do Mundo França em 2019. Tamires possui 103 jogos vestindo a amarelinha, somando cinco gols e diversas assistências no currículo.

Passagem pela Europa e volta ao Brasil
Após o título do Pan-Americano de Toronto em 2015, Tamires foi convidada para jogar na Dinamarca pelo Fortuna Hjorring. Nesse período, a jogadora conquistou quatro títulos: dois Campeonatos Dinamarqueses e duas Copas da Dinamarca. A mineira permaneceu no time até o fim do seu contrato em junho de 2019.
Atualmente, Tamires joga no Corinthians e fez parte do “ano mágico” do Timão em 2019. Integrante da equipe que alcançou o recorde de 28 vitórias seguidas, a jogadora ainda foi campeã do Paulista e da América. O time ainda conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro em uma campanha quase impecável.
Individualmente, Tamires foi escolhida como a melhor lateral esquerda de 2019 no Brasileiro Feminino A-1 e também levou o título de gol mais bonito de 2019 no Brasileiro Feminino A-1. No Corinthians, tem a liberdade de jogar como meia avançada e gosta disso, relatou a jogadora em entrevista ao Diário do Nordeste.
Tamires, em quase toda entrevista concedida, faz questão de ressaltar o orgulho de ser mãe. Segundo a jogadora, não teria feito nada de diferente em sua carreira. Atualmente, com 32 anos, Tamires divide o tempo entre as tarefas de jogadora e mãe. Uma mãe que é uma das principais jogadoras do Brasil e integrante da seleção brasileira, de olho nos próximos desafios que vem pela frente.
A pandemia adiou a Olimpíada de Tóquio para 2021, mas é o próximo desafio que Tamires vai enfrentar pela Seleção. Com a cabeça erguida, como faz quando está em campo, conduzindo a bola com a sua talentosa perna esquerda. Bernardo certamente tem em Tamires uma grande mãe, mas além disso, tem um ídolo em casa, um exemplo de paixão pelo futebol que ele nunca esquecerá.