Futebol feminino

Supercopa do Brasil Feminina tem clubes e datas definidos pela CBF; veja o calendário

Primeira grande competição do calendário feminino acontecerá entre 11 e 18 de fevereiro com oito clubes participantes

A primeira grande competição do calendário feminino já tem data para começar e participantes confirmados. A Supercopa do Brasil tem previsão para começar no dia 11 de fevereiro, com término dia 18. A edição de 2024 será a terceira da competição nacional que abrange as equipes melhores ranqueadas na CBF.

A Supercopa Feminina será disputada em três fases. Na primeira etapa, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, Real Brasília, Ferroviária, Internacional e Avaí/Kindermann serão distribuídos em quatro grupos com duas equipes cada. Os vencedores dos duelos seguirão para a semifinal, em que serão definidos os finalistas da competição. Todos os confrontos da Supercopa eliminatórios. 

O sorteio da primeira fase, realizado nesta sexta-feira (12), na sede da entidade, com transmissão no canal oficial da entidade no YouTube, definiu os embates do quadrangular. 

Os confrontos da primeira fase da competição já estão detalhados no fim desta matéria. 

Como funcionam os cruzamentos e critérios da Supercopa do Brasil? 

As primeiras equipes sorteadas de cada pote serão mandantes na primeira fase. Nas etapas seguintes, os times que tiverem melhor campanha (na somatória de pontos e número de vitórias) terão a vantagem de jogar em seus próprios estádios.

Para o critério de participação foram utilizados os seguintes pontos, segundo a CBF:  

  • Critério 1: Os 8 (oito) Clubes melhores colocados, limitados a 1 (um) Clube por Estado, no Bloco de 16 (dezesseis) Clubes, composto pelos 12 (doze) Clubes melhores colocados do Brasileirão Feminino A1 de 2023, que serão classificados respectivamente entre a 1º e 12º colocações do Bloco, e os 4 (quatro) Clubes melhores colocados do Campeonato Brasileiro Feminino A2 de 2023, que serão classificados respectivamente entre a 13ª e a 16ª colocação do Bloco;
  • § 1º – No caso do não preenchimento das 8 (oito) vagas pelo critério acima, em razão da ausência de 8 (oito) Clubes de Estados diferentes no Bloco supramencionado:
  • a) A Federação melhor ranqueada no RNF/FF 2024 terá direito a 2 (duas) vagas, sendo selecionado o segundo Clube, filiado à Federação, melhor posicionado no Bloco de 16 (dezesseis) Clubes.

CBF não anuncia premiação para edição 2024 da Supercopa Feminina

Na temporada passada, a entidade anunciou uma premiação com o apoio da patrocinadora Betano, casa de apostas. O Corinthians, campeão do torneio, embolsou R$ 500 mil, enquanto o Flamengo, vice-campeão, levou R$ 300 mil. Foi a primeira vez que a competição contou com uma bonificação financeira. 

Nesta edição, a CBF ainda não anunciou os valores estabelecidos de premiação para a Supercopa. Os valores devem ser divulgados somente às vésperas da decisão, assim como foi na última temporada. 

Veja o calendário da Supercopa Feminina

A CBF divulgou a tabela básica da Supercopa, mas vale ressaltar que esse calendário não corresponde à programação definitiva dos jogos quanto a dias e horários. Aqui estão registrados apenas as rodadas. Os horários das partidas são ajustados entre CBF e a detentora de direitos, em função da sua grade de programação.

  • Primeira fase: 11 de fevereiro (domingo)

> Real Brasília x Cruzeiro
> Avaí/Kindermann x Fluminense
> Inter x Corinthians
> Flamengo x Ferroviária

  • Semifinal: 14 de fevereiro (quarta-feira)

Vencedor do Grupo A ou B x Vencedor do Grupo A ou B

Vencedor do Grupo C ou D x Vencedor do Grupo C ou D

  • Final: 18 de fevereiro (domingo)

Vencedor da Semifinal 1 x Vencedor da Semifinal 2

Botão Voltar ao topo