Futebol feminino

Sem Cristiane e Andressa Alves, esta é a convocação da seleção feminina para os Jogos de Tóquio

Formiga foi convocada para a sua sétima Olimpíada - em outras palavras: todas desde a introdução do futebol feminino

Maior artilheira da história das Olimpíadas, a atacante Cristiane não estará nos jogos de Tóquio. A atacante ficou fora da lista de 18 jogadoras convocadas pela técnica Pia Sundhage que foi divulgada nesta sexta-feira. A meia-atacante Andressa Alves, da Roma, é outra ausência notável, e até mais surpreendente, embora ela esteja entre as quatro suplentes.

Sundhage explicou a ausência de Cristiane, atualmente no Santos, pelo qual marcou um gol em nove partidas pelo Campeonato Brasileiro deste ano. Basicamente, a técnica respeita muito a história da jogadora, que trocou o São Paulo pelas Sereias da Vila no começo de 2020, mas avalia que outras ajudarão mais a seleção brasileira.

“A Cristiane jogou diversos jogos com a seleção e fez muita diferença. Ela ajudou muito a equipe e hoje acho que outras jogadoras vão ajudar a equipe a jogar um bom futebol. Temos examinado de perto os jogos que ela tem feito recentemente e achamos que temos outras jogadores que vão jogar um excelente futebol nos Jogos Olímpicos”, afirmou.

A goleira Letícia, a defensora Jucinara, as meias Julia Bianchi, Adriana e Duda, e as atacantes Geyse e Ludmilla disputarão a sua primeira Olimpíada. Formiga, 43 anos, disputará a sua sétima – todas desde a introdução do futebol feminino em Atlanta-1996. A convocação também conta com a craque Marta.

Em quase dois anos à frente da seleção, Sundhage convocou 73 jogadoras, segundo nota no site da CBF, e venceu 11 jogos, com cinco empates e três derrotas.

O Brasil estreia nos Jogos Olímpicos em 21 de julho contra a China. Depois enfrenta a Holanda, em 24 de julho, e fecha a fase de grupos contra Zâmbia, em 27 de julho.

Goleiras: Bárbara (Avaí/Kindermann) e Letícia (Benfica-POR)

Defensoras: Rafaelle (Palmeiras), Bruna Benites (Internacional), Erika (Corinthians), Poliana (Corinthians), Tamires (Corinthians), Jucinara (Levante-ESP)

Meias: Formiga (São Paulo), Julia Bianchi (Palmeiras), Andressinha (Corinthians), Duda (São Paulo), Adriana (Corinthians), Marta (Orlando Pride-EUA), Debinha (North Carolina Courage-EUA)

Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Madrid CFF-ESP), Ludmilla (Atlético de Madrid-ESP)

Suplentes: Aline Reis (Granadilla Tenerife-ESP), Leticia Santos (Eintracht Frankfurt-ALE), Andressa Alves (Roma-ITA), Giovana (Barcelona-ESP)

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo