Futebol feminino

Perdendo por dois gols até o início do segundo tempo, Brasil arranca empate em amistoso contra a Austrália

Brasil melhorou em relação ao jogo anterior e foi superior à Austrália, mas precisou buscar o prejuízo em Sydney

A seleção brasileira feminina arrancou um emocionante empate contra a Austrália, em amistoso disputado nesta terça-feira, em Sydney. As duas equipes já tinham se enfrentado no último sábado, com o triunfo das Matildas por 3 a 1, que quebrou a invencibilidade de nove jogos da Canarinho. Já desta vez, as brasileiras fizeram uma apresentação superior, mesmo precisando reagir para buscar o placar. Depois que as australianas abriram dois gols de vantagem no início do segundo tempo, a Seleção ainda teve forças para garantir o 2 a 2 no placar.

Logo aos dez minutos, a Austrália abriu o placar em Sydney. Depois de uma ótima defesa da goleira Letícia, as Matildas ganharam escanteio. A defesa brasileira teve dificuldades em afastar o perigo e a bola sobrou com Clara Polkinghorne, que bateu firme para botar as anfitriãs em vantagem. Na sequência do primeiro tempo, o Brasil tentou recobrar o prejuízo e se manteve no ataque. Adriana mandou um chute na trave aos 20 minutos, enquanto outras tentativas das brasileiras acabaram travadas.

Na volta ao segundo tempo, contudo, a Austrália aumentou o ritmo para ampliar o placar. Mary Fowler chegou a acertar a trave brasileira, enquanto o segundo gol veio logo aos oito, num avanço rápido que encontrou muitos espaços na marcação adversária. Sam Kerr recebeu o passe de Ellie Carpenter e dominou com tempo dentro da área, antes de finalizar cruzado, fora do alcance da goleira Letícia. Só depois disso é que o Brasil acordou e iniciou sua reação no amistoso.

A Seleção começou descontando aos 20 minutos, após um escanteio cobrado por Marta. O cruzamento veio na cabeça de Érika, totalmente livre no meio da área, para uma testada que ainda beliscou a trave antes de entrar no cantinho. E o empate não demorou muito, saindo logo aos 25. Tamires cruzou fechado e a bola quase entrou no ângulo, obrigando um milagre da goleira Lydia Williams. O tiro ainda pegou no travessão e, na pequena área, Debinha chegou com tudo para completar o rebote. As brasileiras ainda seguiram mais ativas pela virada, mas sem novos gols na noite.

O jogo desta terça encerra a participação das brasileiras na Data Fifa. Até o momento, a equipe tem um aproveitamento positivo em 2021, com sete vitórias, quatro empates e duas derrotas, apesar da eliminação nos pênaltis para o Canadá nas quartas de final das Olimpíadas. O principal objetivo da Seleção nos próximos meses é a Copa América, marcada para julho de 2022, que também servirá de classificatório para a Copa do Mundo de 2023 – a ser sediada exatamente por Austrália e Nova Zelândia.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo