Futebol feminino

Campeão de tudo, Corinthians cai na Copinha e técnica é questionada por parte da torcida

Eliminadas na primeira fase, Brabinhas do Timão ficaram em 3º no Grupo D, atrás de Botafogo e Atlético-MG, e conquistaram apenas uma vitória na campanha

O desempenho do Corinthians na Copinha Feminina foi decepcionante. Eliminadas na fase de grupos, com direito a uma goleada sofrida para o Botafogo por 4 a 1, no último domingo (10), as Brabinhas do Timão, comandadas por Thaissan Passos, encerraram uma temporada pouco proveitosa no sub-20. E a torcida não perdoou. 

– Com todo respeito, mas para sustentar o futebol feminino do Corinthians é preciso cuidar da base igual cuidam do profissional. A máquina chamada SCCP feminino precisa continuar assim por longos anos – comentou uma torcedora em rede social após a eliminação. 

Aliás, a goleada não foi a única situação que ficou “engasgada” na garganta do torcedor. No Grupo D, com Botafogo, Atlético-MG e Fortaleza, o Corinthians ficou em 3º lugar. A equipe só conquistou uma vitória, que foi sobre as nordestinas. Elas empataram com as mineiras e perderam para as cariocas. 

O Corinthians anunciou Thaissan no comando da base feminina em fevereiro do ano passado. A treinadora comandou a equipe profissional do Fluminense antes de se transferir para o clube paulista. A profissional estava no Tricolor desde o início do projeto do futebol feminino, em 2019. Logo, ela assumiu o comando do sub-17 e também a coordenação da base.

No entanto, o acúmulo de responsabilidades tem gerado uma repercussão negativa. Isso porque parte da torcida tem usado esse fato para questionar a “real preocupação” do Corinthians com a base feminina, principalmente por ser uma referência na modalidade no profissional. 

Nesta temporada, o clube paulista alcançou números impressionantes, inclusive a Quádrupla Coroa. As Brabas conquistaram os títulos da Supercopa, do Brasileirão, da Libertadores e do Paulistão em 2023. 

Departamento do futebol feminino tem foco na base

Em entrevista recente à Trivela, Cris Gambaré, diretora do departamento de futebol feminino do Timão, atestou que o desenvolvimento das Brabinhas é uma prioridade. A ideia da cartola é trabalhar em conjunto com a nova gestão do Corinthians, que será comandada por Augusto Melo no próximo triênio 2024-2026, para expandir o trabalho das Crias do Terrão feminino. O objetivo de Cris é se tornar referência formação de atletas. 

– Nós temos um foco no desenvolvimento do futebol de base. É um grande investimento, não digo nem só financeiro, mas é um investimento estrutural, que é para se revelar cada vez mais jogadoras. Esse é o próximo passo – afirmou Cris à reportagem, no dia do sorteio dos grupos da Copinha.

Um bom exemplo de como o trabalho está sendo aperfeiçoado é que, no sub-15, o Corinthians conquistou o título do Paulistão Feminino neste ano.

Futebol feminino de base ganha novas dimensões

Desde o ano passado, o Brasileirão Feminino passa a contemplar as categorias sub-17 e sub-20. Outra conquista para a base feminina foi o início da Liga de Desenvolvimento da Conmebol sub-16 e sub-14, que aconteceu paralelamente à Libertadores Feminina.

Agora, com a Copinha Feminina, o tradicional torneio organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o futebol feminino de base ganhou ainda mais alcance. Com isso, uma nova cobrança sobre os times está surgindo. 

– Nós não tínhamos toda essa visibilidade na base. Isso fez com que, por muitos anos, o principal produto fosse o profissional. Mas com o incentivo das entidades e instituições do futebol, nós temos a oportunidade de criar uma nova geração de jogadoras. A nossa intenção é fazer com que essas meninas cheguem cada vez mais prontas no profissional, com bagagem, com experiência. Essa é nossa meta e nós vamos colaborar para tornar ainda mais forte a categoria – acrescentou a diretora. 

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo