Futebol feminino

Campeonato Mineiro Feminino: Atlético-MG busca quarto título consecutivo diante do Cruzeiro

Cruzeiro x Atlético-MG vão se encontrar pela quarta vez na decisão do Campeonato Mineiro Feminino, com total hegemonia das Vingadoras no retrospecto

Quando entrarem em campo no Estádio Independência, Cruzeiro x Atlético-MG vão se encontrar pela quarta vez na decisão do Campeonato Mineiro Feminino, com total hegemonia das Vingadoras neste retrospecto – são três títulos em três disputados. Neste domingo, às 15h50 (horário de Brasília), as Cabulosas vão tentar quebrar o embalo das adversárias, que buscam o tetracampeonato consecutivo no Clássico Centenário.

O Cruzeiro se classificou com duas vitórias sobre o Nacional nas semifinais do Mineiro. No primeiro jogo, venceram por 5 a 0, mas não pouparam gols no jogo de volta e carimbaram a vaga com mais uma goleada, desta vez por 6 a 0. Já o Galo venceu o América por 1 a 0 no jogo de ida e empatou por 1 a 1 no reencontro que garantiu a vaga.

Cabulosas contam com apoio da torcida para quebrar domínio das Vingadoras

As Cabulosas levam vantagem diante das algozes na decisão pela boa trajetória no torneio. Por terem a melhor campanha da primeira fase, elas têm direito ao mando de campo da final única, no Independência. A expectativa é de que a torcida celeste compareça em peso. Do outro lado, o Atlético teve direito a apenas 500 ingressos – todos esgotados.

– No Campeonato Mineiro, tudo que é conquistado na primeira fase se converte ao mando de campo. Apesar de termos construído um grande ataque, e, é claro que isso traz confiança para as jogadoras, não é um fator que dá para transferir para a final. É um jogo único, é um campeonato à parte. Nó vamos com os pés no chão, respeitando o nosso adversário, sabemos que elas têm muito qualidade, que têm pontos fortes (…) Vamos trabalhar buscando uma melhor versão de nós mesmos – disse Jonas Urias, que assumiu o comando técnico do Cruzeiro após ser demitido da seleção feminina sub-20, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Atlético-MG recebe apoio do time masculino em treino

O possível feito histórico das Vingadoras mobilizou – e muito – o Atlético Mineiro ao longo da semana de treinos decisivos para a finalíssima. As jogadoras receberam a visita do time masculino, que contou com Felipão nas celebrações entre elencos. Hulk,

Além de prestigiarem o penúltimo treino das atletas, Hulk, Guilherme Arana e outros importantes jogadores do time, também posaram para fotos ao lado das companheiras de clube.

Parte dos trabalhos dedicados à semana decisiva das Vingadoras, as jogadoras também receberam uma palestra motivacional da psicóloga do clube, Dra. Michelle, na manhã da última sexta-feira (17).

Decisão nas penalidades

De 2020 para cá, Cruzeiro x Atlético-MG decidiram as finais do Mineiro Feminino nos pênaltis duas vezes. A última final confirmada nas penalidades aconteceu no ano passado, quando as equipes empataram por 1 a 1, e o título ficou com as Vingadoras após o 4 a 1 nas cobranças. A partida aconteceu há exatamente um ano, no dia 18 de novembro de 2022.

Premiação

Por ser considerada uma competição amadora pela Federação Mineira de Futebol (FMF), nenhuma das equipes recebe premiação em dinheiro, ao contrário do estadual paulista. O clube que conquistar o título mineiro recebe o troféu e além de 50 medalhas, enquanto o segundo colocado recebe apenas as medalhas de prata.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Livia Camillo é jornalista multimídia e videomaker. Foi colunista de esportes femininos por um ano e meio no Nós, vertical de diversidade do Terra, portal onde também foi repórter de vídeo na editoria de games e eSports. Tem passagem pelo hard news do UOL Esporte e por outras redações de São Paulo.
Botão Voltar ao topo