França

Como é? Clube francês suspende jogador por desejar feliz aniversário a companheiro

Rayan Hassad, de 19 anos, foi afastado após desejar os parabéns a Chancel Mbemba, que havia sido afastado dias antes

Olympique de Marseille chamou a atenção no início da semana após suspender o meio campista Rayan Hassad, de 19 anos, por uma simples mensagem de felicitação ao aniversário do zagueiro Chancel Mbemba, seu companheiro de equipe.

Em sua rede social, Hassad publicou uma foto ao lado do zagueiro com a legenda “feliz aniversário, primo”. O clube, no entanto, decidiu suspender o jovem jogador. Mas o que há por trás da punição?

O clube alega que o termo “primo” usado por Hassad, na mensagem de parabéns, faz referência a um incidente recente envolvendo o zagueiro Chancel Mbemba e Ali Zarrack, assistente técnico da equipe, e foi usado para provocar o clube.

No início do mês, Mbemba e Zarrack tiveram uma discussão em uma das sessões de treina na pré-temporada da equipe francesa. O jogador foi acusado de “mau comportamento”, e teria se dirigido ao assistente como “primo”. A confusão, claro, não se resumiu somente à palavra.

Chancel Mbemba teria ficado chateado com a comissão técnica quando lhe informaram que já não faria parte do time titular do treinador Roberto De Zerbi, recém-chegado do Brighton, da Premier League. O defensor, que foi titular da equipe que chegou às semifinais da Liga Europa na temporada passada, não reagiu bem à notícia e o alvoroço se instaurou.

A confusão foi tamanha que o zagueiro não apenas perdeu o posto de titular, como posteriormente foi comunicado que não fazia mais parte do elenco do técnico Roberto De Zerbi e deveria procurar uma nova equipe para jogar na temporada 2024-25 do Campeonato Francês.

Insultos a companheiro teriam motivado suspensão de Rayan Hassad

Mas engana-se quem acha que apenas as felicitações foram fator determinante para o afastamento do jogador. O Marseille alegou que a “natureza provocativa da mensagem” da postagem de Hassad nas redes sociais foi apenas um dos vários motivos para sua decisão de suspendê-lo.

O meia também foi acusado de ter insultado um colega de equipe e se recusado a seguir instruções dadas a ele por um membro da equipe técnica. Na mesma rede social, Hassad esclareceu a situação.

— De fato, fui suspenso como medida de precaução pelo Olympique de Marseille após story em que desejei feliz aniversário a um companheiro de equipe (Chancel Mbemba). Tenho que esclarecer que em nenhum momento eu quis causar danos ao meu clube ou à direção. Foi uma simples mensagem de aniversário, como costumo fazer com outros companheiros de equipe. Se eu machuquei alguém, peço desculpas, mas saibam que essa nunca foi minha intenção — se defendeu o jogador.

Hassad assinou em 2022 o seu primeiro contrato profissional com a equipe francesa, mas nunca chegou a estrear no time principal. O jovem passou as últimas temporadas defendendo o time B do Marseille, que disputa a quinta divisão da francesa.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo